(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deslizamento causa morte e deixa feridos em Belo Horizonte

Ocorrência foi registrada no Bairro Paulo VI, onde barranco cedeu e atingiu duas casas. Também houve um desabamento no Bairro Novo Lajedo, porém, sem vítimas


postado em 29/12/2018 16:45 / atualizado em 29/12/2018 21:06



Duas ocorrências de deslizamento de terra mobilizam equipes do Corpo de Bombeiros na tarde deste sábado em diferentes bairros de Belo Horizonte. Uma pessoa morreu e outras ficaram feridas. Desde o início da manhã, a chuva é constante em alguns pontos da capital. 

Segundo os bombeiros, na Rua Itarumirim, no Bairro Conjunto Paulo VI, Região Nordeste de BH, um barranco deslizou e atingiu duas casas. Em uma delas, uma mulher de 57 anos identificada como Zélia dos Santos Batista morreu atingida pelos escombros. O filho dela, o padeiro Edvarde dos Santos Severino, de 40, também estava na casa. “Estávamos ela e eu na cozinha, eu fazendo arroz e fritando batatas, caindo aquele chuvão. Eu jamais pensaria que o barranco ia cair. Olhando estava tudo perfeito”. Ele disse que tudo aconteceu muito rápido, como “um relâmpago”. “Eu não sei nem como é que eu estou aqui. Foi um milagre de Deus”. 

Ele disse que a terra empurrou a parede na direção da mãe dele. Eles moravam na casa há cinco anos com outro irmão de Edvarde, que também é padeiro e estava trabalhando no Bairro Goiânia no momento do desabamento. 

O sargento Breno Guimarães, do Corpo de Bombeiros, disse que os militares chegaram a retirar parte dos escombros que cobriam Zélia para tentar reanimá-la, mas um médico confirmou a morte. Na outra casa atingida pelo deslizamento, um casal sofreu ferimentos leves. Eles saíram com ajuda dos vizinhos e foram levados a um hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 


Já no Bairro Novo Lajedo, na Região Norte, uma casa desabou na área de uma ocupação  na Rua da Mata. Havia suspeita de vítimas soterradas, mas os bombeiros informaram que não há vítimas no local. A Defesa Civil foi chamada.

Deslizamento no Bairro Paulo VI ocorreu na Rua Itarumirim(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)
Deslizamento no Bairro Paulo VI ocorreu na Rua Itarumirim (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)


Pela manhã, uma família já havia sido resgatada no Bairro Estrela do Oriente, Região Oeste de Belo Horizonte, depois que um deslizamento de terra atingiu parte do imóvel. Entre as pessoas estavam um cadeirante e uma criança de dois anos. 

RISCO GEOLÓGICO A Defesa Civil de BH divulgou um alerta de risco geológico moderado a forte válido até 4 de janeiro. Segundo o órgão, devido às chuvas dos últimos três dias e a previsão de que elas devem continuar, há risco de deslizamentos de terra. Confira algumas recomendações do órgão para evitar acidentes nesses casos:

- Coloque calha no telhado da sua casa

- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água

- Não jogue lixo ou entulho na encosta

- Não despeje esgoto nos barrancos

- Não faça queimadas

Sinais de que deslizamentos podem acontecer

- Trinca nas paredes

- Água empoçando no quintal

- Portas e janelas emperrando

- Rachaduras no solo

- Água minando da base do barranco

- Inclinação de poste ou árvores

 
Aguarde mais informações 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)