(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coleta não passa e lixo se acumula no Bairro Candelária, em Venda Nova

De acordo com moradores, a coleta na região é realizada às terça-feiras, quintas e sábados, contudo feriado de Natal impediu serviço nessa terça


postado em 27/12/2018 22:11 / atualizado em 28/12/2018 13:48

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Moradores do Bairro Candelária, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, estão tendo que conviver com uma pilha de lixo amontoada na porta de suas casas. Prevista para ocorrer sempre às terças-feiras, quintas e sábados, a última coleta de lixo na região foi nesse sábado. Com isso, são cinco dias sem que servidores da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) passem pelo local. 

A explicação para a falta de coleta está no fato de que a última terça-feira foi feriado, em comemoração do Natal. Sendo assim, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ainda não prestou o serviço nesta semana. A situação deve se repetir no próximo dia 1º, quando o feriado também cairá em uma terça-feira.

De acordo com o síndico de um dos prédios da região, Alexandre Martins, a falta de coleta, além de causar mau cheiro no ambiente, gera mal estar com a vizinhança. “Fomos notificados pela prefeitura ao não retirar o lixo antes do dia de coleta, mas essa semana não fizeram na terça-feira e acumulou muito resíduo. Aí temos que despejar na rua mesmo”, explica. O morador ainda propõe que, quando algum dia de coleta coincidir com feriado,  a prefeitura adiante o serviço.

Conforme Martins, a região da Rua Augusta Alvarenga Inêz é composta por um complexo de, aproximadamente, 500 apartamentos, o que aumenta a quantidade de lixo produzido. Além disso, segundo ele, a coleta é realizada muito tarde, por volta das 23h, o que contribui ainda mais para o acúmulo. “[ a coleta] passa muito tarde, aí catador de lixo revira, espalha o lixo e suja tudo”, afirma.

Outro lado

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), confirmou que não houve coleta nessa terça-feira. De acordo com a administração municipal, os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro são os únicos dias do ano em que não há coleta.
 
Além disso, a SLU informou que, devido às festas de fim de ano, o volume de lixo na cidade é maior, o que atrasa o serviço dos coletores.

Confira na íntegra a nota enviada na manhã desta sexta-feira pela a SLU ao em.com.br:

"A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) informa que o referido prédio, localizado no bairro Candelária, na região de Venda Nova, recebeu nesta madrugada, por volta das 3h45, o serviço regular de coleta domiciliar. O condomínio vem sendo monitorado pela gerência regional de Limpeza Urbana Venda Nova e o que se tem percebido, nesse caso, é a falta de observância dos dias e horários de exposição dos resíduos para o recolhimento, por parte de alguns moradores. Nesse local, por exemplo, as equipes da SLU verificaram que o lixo foi exposto na calçada no início da semana, mesmo diante da ampla divulgação da Prefeitura, inclusive por meio da imprensa, que no último dia 25 não haveria coleta domiciliar, em virtude do Natal. É importante destacar que a região é atendida pelo recolhimento de lixo às terças, às quintas-feiras e aos sábados, no período noturno, a partir das 20h. Assim, o lixo deverá ser colocado na calçada somente entre as 19h e as 20h. No próximo dia 1º, feriado de Ano Novo, a situação poderá se repetir se os cidadãos não ficarem atentos às orientações de aguardar a quinta-feira, dia 3 de janeiro, para o correto descarte dos resíduos domiciliares".

*Estagiário sob supervisão da redação do em.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)