(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Verão começa nesta sexta e calor não dará trégua em BH; Natal será com chuva, diz Inmet

Calor continua até domingo e o Natal será com chuvas fortes, segundo a meteorologia


postado em 21/12/2018 09:40 / atualizado em 21/12/2018 10:39

MG-20 em Santa Luzia, na Grande BH (foto: Jair Amaral/EM )
MG-20 em Santa Luzia, na Grande BH (foto: Jair Amaral/EM )

As temperaturas vão permanecer nas alturas nesta sexta-feira, últimas horas da primavera e chegada do verão. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima pode chegar a 33°C em Belo Horizonte, com possibilidade de pancadas de chuvas no período da tarde. Ontem, a máxima para dezembro foi registrada no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital, quando os termômetros chegaram a 33,6°. Já a maior temperatura do ano foi de 34,8° na estação Pampulha, no dia 14 de outubro. 

De acordo com a meteorologia, o calor continua até domingo, com períodos de instabilidade e possibilidade de chuva forte, inclusive na virada do dia 24 pra 25. "O tempo já começa a fechar no domingo a noite. Vale o alerta de chuvas torrenciais principalmente no Sul e Oeste do estado e na Zona da Mata, com recomendação redobrada nas estradas em direção ao Rio de Janeiro", ressalta Jorge Moreira, chefe do setor de previsões do INMET. 

Para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a previsão é de pancadas de chuvas com rajadas de vento na segunda-feira (24) à tarde e noite, no entanto, sem previsão de granizos. "A segunda e terça-feira serão de tempo nublado e chuvoso na capital", completa.

Verão

O verão começa às 20h22, horário de Brasília, desta sexta-feira e deve ter temperaturas mais elevadas com períodos chuvosos, dentro da expectativa de normalidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O período segundo o Inmet, se caracteriza por dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas. 

A estação mais quente do ano vai até 20 de março de 2019. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)