(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP aplica cerca de R$ 8 milhões de multa por desmatamento na Mata Atlântica

Segundo o órgão, foram detectados cerca de 921 hectares do bioma desmatados na Região do Vale do Jequitinhonha


postado em 13/12/2018 16:14 / atualizado em 13/12/2018 17:05

(foto: Reprodução/Pixabay)
(foto: Reprodução/Pixabay)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) detectou cerca 921 hectares de Mata Atlântica desmatados na Região do Vale do Jequitinhonha, no Mucuri. Ao todo, foram registrados 44 autos de infração ambiental e aplicados, aproximadamente, R$ 7,6 milhões em multas.

De acordo o MP, as ações fazem parte da operação Mata Atlântica Viva, que tem o objetivo de identificar desmatamentos em áreas do bioma, punir os responsáveis e cobrar a reparação dos danos.

As atividades se concentraram nos municípios de Medina, Águas Vermelhas, Jequitinhonha e Pedra Azul. Ao todo, foram fiscalizadas oito carvoarias, 74 propriedades e 109 polígonos, resultando em uma área de mais de 13 mil metros cúbicos de madeira apreendida. Além disso, foram recolhidos cinco saruês, animal silvestre conhecido como gambá brasileiro.

Segundo o Ministério Público, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) ficará responsável por sistematizar os resultados das fiscalizações. Posteriormente, o órgão encaminhará os relatórios, junto com material de apoio, às promotorias de Justiça das comarcas onde foram detectados os desmatamentos.

Mata Atlântica

O bioma da Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros e cobre aproximadamente 15% do território brasileiro. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a região é responsável por 80% de toda a produção econômica do país, contribuindo para o abastecimento de água para pessoas, indústria e agricultura. 

Em relação à área original do bioma, enquanto o Ministério Público considera que restam aproximadamente 10% remanescentes, o Ministério do Meio Ambiente aponta 29%.

* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)