(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto Janela Aberta pretende requalificar edifícios tradicionais do Centro de BH

Inaugurado nesta quarta-feira, coletivo quer comprar e demolir anexo que liga os edifícios Sulacap e Sulamérica localizados no quarteirão formado pela Avenida Afonso Pena, Rua da Bahia e Rua Tamóios; objetivo é recuperar a Praça da Independência e dar vida ao patrimônio cultural da cidade


postado em 12/12/2018 21:55 / atualizado em 12/12/2018 22:48

Visto do Viaduto Santa Tereza, o anexo, em amarelo, liga os edifícios Sulacap e Sulamérica(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - (12/10/2013))
Visto do Viaduto Santa Tereza, o anexo, em amarelo, liga os edifícios Sulacap e Sulamérica (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - (12/10/2013))
Arrecadar dinheiro para comprar um anexo entre os edifícios Sulacap e Sulamérica, tombados pelo patrimônio cultural de Belo Horizonte, para requalificar o Centro da cidade. Esse é o objetivo do projeto coletivo Janela Aberta, formado por arquitetos, urbanistas, professores, políticos e representantes da sociedade civil. A iniciativa foi lançada entre a tarde e a noite desta quarta-feira (12), durante o aniversário de 121 anos da capital mineira.

As duas edificações estão localizadas no quarteirão formado pela Avenida Afonso Pena, Rua da Bahia e Rua Tamóios. Marcados pela arquitetura da primeira metade do século XX, o Sulacap e o Sulamérica abrigavam a Praça da Independência no vão entre os prédios, que dava visão ao Viaduto Santa Tereza. Com a construção do anexo, em 1970, mediante a autorização da Câmara Municipal da cidade, a fachada das duas edificações e a praça ficaram completamente desfiguradas.
 
Sulacap e Sulamérica estão situado no quarteirão formado pela Avenida Afonso Pena, Rua da Bahia e Rua Tamóios (foto: José Caputo/Divulgação)
Sulacap e Sulamérica estão situado no quarteirão formado pela Avenida Afonso Pena, Rua da Bahia e Rua Tamóios (foto: José Caputo/Divulgação)
 

“É só imaginar a Praça Raul Soares virando um prédio ou a Praça da Liberdade virando uma torre. Estamos iniciando o processo de arrecadação de fundos para comprar o anexo e demoli-lo”, explica o vereador Gabriel Azevedo (PHS), um dos idealizadores do projeto. Segundo ele, a intervenção realizada em 1970 está totalmente parada no local, o que motivaria o proprietário vender o imóvel e realizar o desejo do Janela Aberta.

Para tal, será promovido um concurso de arquitetura que ficará responsável por definir como será a restauração do local onde antes havia a praça. Os recursos virão de doações que, de acordo com o vereador, já são articuladas com diferentes setores de BH.
 
Vista aérea das estruturas (foto: José Caputo/Divulgação )
Vista aérea das estruturas (foto: José Caputo/Divulgação )


Os participantes do "Janela Aberta" acreditam que a requalificação dos prédios vizinhos, tombados desde abril de 2015, será um indutor de restauração e reocupação do hipercentro da capital. As torres do Sulacap e do Sulamérica, cada uma com 15 andares, foram erguidas em substituição ao Edifício Sudameris, que abrigava a sede dos Correios, transferida para o prédio ao lado da PBH. O projeto é de autoria do arquiteto italiano Roberto Capello.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)