(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Viaduto Santa Tereza é iluminado, mas só de um lado

Enquanto as luminárias tradicionais passam por reforma, pontos de luz provisórios são instalados apenas na parte esquerda do viaduto. Consórcio que assumiu o serviço garante as 13 hastes com lâmpadas de LED evitam perda de qualidade da iluminação


postado em 12/10/2018 06:00 / atualizado em 12/10/2018 08:23

As 13 hastes estão do lado esquerdo, mas o consórcio disse que as lâmpadas LED abrangem uma área maior(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
As 13 hastes estão do lado esquerdo, mas o consórcio disse que as lâmpadas LED abrangem uma área maior (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

O Viaduto Santa Tereza, que liga o Bairro Floresta, na Região Leste, ao Centro de Belo Horizonte já está com a iluminação provisória instalada. A BHIP, consórcio de quatro empresas que venceu o contrato para assumir e modernizar toda a iluminação pública da cidade, instalou as luminárias das 22h da quarta-feira às 4h30 dessa sexta-feira. O viaduto estava totalmente sem iluminação desde o último dia 3.

As pessoas que passaram pelo local notaram que as 13 hastes fixadas se limitam ao lado esquerdo do viaduto. De acordo com o consórcio, por se tratar de uma instalação provisória, as hastes deverão continuar organizadas dessa forma. Além disso, a BHIP explica que as luminárias LED iluminam melhor do que as antigas lâmpadas de vapor de sódio e que, portanto, não haveria perda de qualidade na iluminação da estrutura tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) como parte integrante do conjunto arquitetônico da Praça Rui Barbosa.

Os tradicionais postes “republicanos” do viaduto foram retirados durante as noites da primeira semana de outubro, acarretando falta de iluminação na região por sete dias. No período, a BHTrans e a Guarda Municipal monitoraram o trecho enquanto os trabalhos eram executados. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), os postes originais passarão por um processo de revitalização e pintura. Porém, conforme a administração, ainda não há uma previsão para que os serviços sejam finalizados.

O Viaduto Santa Tereza foi inaugurado em setembro de 1929, sendo uma das obras pioneiras do país em concreto armado. A estrutura foi projetada pelo engenheiro Emílio Baumgart, integrante do grupo modernista carioca que tinha, entre seus integrantes, o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer. O elevado, com 390 metros de extensão, 14 metros de altura e 13 metros de largura, demorou dois anos para ser construído. Ele está localizado entre as ruas da Bahia e Itambé – em frente à Serraria Souza Pinto.

ACIDENTE Em setembro, durante o trabalho de revitalização da iluminação do elevado, um poste de iluminação caiu do alto do viaduto na Avenida dos Andradas, uma das mais movimentadas de Belo Horizonte. No momento da queda, estava sendo feito serviço na parte elétrica; cabos de energia eram transferidos de dentro do poste quando a estrutura se desprendeu.

No incidente, um adolescente de 17 anos ficou ferido. O Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram responsáveis pelo socorro da vítima. Além do jovem, a haste atingiu duas motos e um carro. A BHIP se comprometeu a arcar com os danos causados nos veículos.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Regina Werneck


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)