(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Católicos de BH celebram Nossa Senhora da Conceição, a santa protetora da cidade

Feriado municipal tem extensa programação para os fiéis, com repique de sinos, missas, festas em louvor e procissão luminosa


postado em 08/12/2018 12:15

(foto: ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE/DIVULGAÇÃO)
(foto: ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE/DIVULGAÇÃO)

Os católicos de Belo Horizonte participam neste sábado (8), feriado na capital, da festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição, que tem uma legião de devotos em todo o estado. O grande momento será a procissão luminosa, prevista para 19h15, saindo do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, no Bairro Lagoinha, na Região Noroeste, e percorrendo as ruas próximas do templo. Hoje, estão sendo celebradas missas de duas em duas horas, desde as 6h – a última será às 18.


Presidente da celebração eucarística das 10h no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, disse quea “festa da Imaculada Conceição ajuda a cada pessoa a reacender no olhar a luz da esperança, contemplando Maria”. E lembrou que o santuário dedicado à Imaculada Conceição é escola: “Lugar para tomarmos consciência da nossa pobreza e também nos ensinar a cuidar dos pobres.”

(foto: ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE/DIVULGAÇÃO)
(foto: ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE/DIVULGAÇÃO)

Dom Walmor ressaltou que “a festa da Imaculada Conceição recorda a pobreza humana e o projeto de Deus-Pai: a nossa redenção”. E mais: “O pecado incapacita a humanidade a cuidar do outro, que é irmão. A Imaculada Conceição nos ajuda a reencontrar a graça de Deus, que realizou em Maria o admirável: a preservou de todo o pecado.”

O arcebispo afirmou que “a graça de Deus nos santifica e, no caminho do amor, abre corações, clareia inteligências, “para encontrarmos formas de vencer a exclusão de tantas pessoas, que não têm nada.” Ao concluir a homilia, ele pediu que “a Imaculada Conceição continue levando esperança aos corações”.

SINOS A manhã começou com repique de sinos e chegada ao santuário de caravanas de fiéis de diversos lugares da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Diante da imagem, muitos agradeceram, em silêncio, as graças alcançadas e pediram a intercessão da Imaculada Conceição para garantir paz, saúde, emprego e bênçãos em particular e no coletivo.


Protetora de BH


Uma dúvida sempre paira no ar em 8 de dezembro. Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Belo Horizonte? A assessoria da Arquidiocese de BH responde que não, embora Nossa Senhora seja sempre apenas uma. A santa padroeira da capital mineira é Nossa Senhora da Boa Viagem. O feriado municipal decorre da grande devoção à Imaculada Conceição, tanto que foi construído o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, no Bairro Lagoinha, na Região Noroeste – o “dos Pobres” foi acrescentado em 27 de março. A padroeira de Minas é Nossa Senhora da Piedade e, do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)