(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em semana de novidades, fontes da Praça da Liberdade ganham luzes nas cores do arco-íris

Atração foi apresentada à população na noite desta quarta-feira com tons de anil, violeta, amarelo, verde, vermelho, azul e laranja. Presente no local, o prefeito Alexandre Kalil anunciou uma parceria com construtora para realizar a manutenção da praça. Iluminação de Natal é testada


postado em 05/12/2018 21:10 / atualizado em 05/12/2018 22:35

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
A primeira semana de dezembro marcará a história da Praça da Liberdade. Após virar notícia na segunda-feira, quando foi reaberta depois de obras de infraestrutura e paisagismo, o ponto turístico localizado na Região Centro-Sul de BH apresentou mais uma novidade nesta quarta: iluminação colorida nas fontes às margens da Alameda da Segurança e da Rua Gonçalves Dias - em frente ao Circuito Banco do Brasil (CCBB) e à Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. 

As novidades no espaço de lazer não param aí. Nesta quinta-feira, a Praça da Liberdade estreia as luzes de Natal, iluminação tradicional do cartão-postal no mês de dezembro. A iluminação foi testada nesta quinta e tem como tema a viola mineira.
Ver galeria . 30 Fotos Marcos Vieira/EM/D.A press
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A press )
 
 
"O tema desse é música mineira, então eu busquei representar as canções por meio da linearidade das peças. Há linhas que simulam as partituras e a fluidez musical. Eu usei a viola para representar a música mineira", conta Cristiana Rodrigues, arquiteta responsável pela iluminação de Natal. O projeto dela ganhou o nome de "Linhas de Luz" e foi escolhido após concurso realizado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) com concorrentes de todo o estado.
 
Violas em vermelho, árvores em azul e detalhes em amarelo darão o tom natalino da Praça da Liberdade até 6 de janeiro(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Violas em vermelho, árvores em azul e detalhes em amarelo darão o tom natalino da Praça da Liberdade até 6 de janeiro (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
 
 
Presente à praça pela primeira vez após a reabertura, Alysson Magalhães elogiou as luzes de Natal. "Dentro dessa crise que está o estado e a prefeitura, é uma iluminação bem bonita. Gostei muito e o prefeito está de parabéns", ressaltou. Contudo, Magalhães destacou a necessidade de mais cercamentos na praça, pois, para ele, a população começa a pisar nas gramas recém-plantadas com o passar do tempo.  

O espaço passou por uma ampla revitalização, iniciada em julho. A requalificação foi resultado de uma parceria da PBH com a BHIP (concessionária responsável pela iluminação pública da capital), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e a mineradora Vale.
 

Manutenção da praça 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do prefeito Alexandre Kalil (PHS), e a construtora MRV Engenharia, na figura do seu presidente Rubens Menin, anunciaram uma parceira para manutenção da Praça da Liberdade nesta quarta-feira. Com isso, a empresa privada ficará responsável por todos os serviços de preservação do cartão-postal, reaberto nessa segunda após obras de revitalização do espaço. Isso inclui serviços de capina, pintura, conservação do coreto, das ninfas, fontes, bancos e demais estruturas da praça.

A opção pela MRV Engenharia ocorreu após uma recusa da mineradora Vale, que participou ativamente das intervenções de requalificação do espaço. "A MRV aceitou prontamente nosso convite. Negociamos com a Vale durante um ano, mas ela tem problemas e nós compreendemos. A partir de agora, a empresa (MRV Engenharia) dará um tratamento especial à praça, inclusive com a limpeza", ressaltou o prefeito Alexandre Kalil. "Estamos entregando um equipamento de Primeiro Mundo parao povo de Belo Hoizonte. A Praça é do povo, que precisa preservar e cuidar desse espaço com carinho", disse o prefeito

Questionado sobre a segurança da praça, Kalil afirmou que o problema principal é o desemprego do país. "O presidente (Jair Bolsonaro) precisa tirar 13 milhões de pessoas do mundo clandestino, da falta de emprego. Só aí vamos diminuir a insegurança e dar apoio à população desempregada, capaz de fazer coisa que até Deus duvida". 

Segundo o presidente da MRV Engenharia, Rubens Menin, a parceria com o Executivo municipal não tem prazo de duração. Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar os trabalhos desempenhados pelo Programa Gentileza, idealizado por Ana Laender, esposa de Kalil.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)