(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reaproveitamento de rejeitos da mineração é tema de seminário em BH

Entre as formas discutidas, está o uso em diferentes setores da economia, por exemplo, como a engenharia, arquitetura e construção civil


postado em 03/12/2018 18:41 / atualizado em 03/12/2018 19:03

(foto: Janice Drumond / Semad)
(foto: Janice Drumond / Semad)

O reaproveitamento do rejeito de mineração pode ser importante para a economia. Ele pode ser usado em diferentes setores da economia, por exemplo, como a engenharia, arquitetura e construção civil. Seminário realizado em Belo Horizonte pelo Governo de Minas Gerais discute as formas de uso dos rejeitos em diferentes setores. O evento conta com a participação de profissionais do setor mineral, da indústria e do meio ambiente.

O seminário Reaproveitamento de Rejeitos de Mineração e Economia Circular acontece até esta terça-feira. Serão realizadas discussões sobre como se dará, no futuro, o diálogo entre a produção mineral e os outros setores produtivos. A proposta de compartilhar experiências relacionadas ao tema surgiu após visita de comitiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) à China, país asiático com práticas exitosas de reaproveitamento de rejeitos de mineração.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, destacou, na abertura do evento, que a ideia é cada vez mais fomentar o conceito de mineração sustentável, inovando para que o setor possa ter alternativas e estreitando as relações com o setor da construção civil, por exemplo, para que eles possam aproveitar o rejeito em produtos e subprodutos na fabricação de imóveis, pisos e asfaltamento de estradas. “As cadeias produtivas devem se juntar num conceito de economia circular, dando condições que o rejeito produzido pelas empresas de mineração possa ser reaproveitado de outras formas”, afirma.

Em maio de 2018, a Semad e a Feam proveram o 1º Seminário Internacional de Tecnologia de Gestão de Barragens, após equipes visitarem a Holanda, país famoso pela experiência com a construção de diques para a contenção das águas do oceano. “Neste segundo seminário estamos focando no reaproveitamento do rejeito de mineração, ou seja, em estratégias para minimizar a construção de barragens”, afirma o secretário Germano Vieira.

O seminário Reaproveitamento de Rejeitos de Mineração e Economia Circular continua nesta terça (04/12). A programação pode ser acessada no site da Feam.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)