Publicidade

Estado de Minas

BH deve ter novamente fim de tarde chuvoso

Defesa Civil emitiu alerta para chuvas isoladas com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h


postado em 02/10/2018 16:10 / atualizado em 02/10/2018 17:03

(foto: Marcos Vieira/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/D.A Press)
Após a frente fria na capital mineira no final de semana, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um novo alerta de chuvas a partir da tarde desta terça-feira até às 23h. A possibilidade é de chuvas isoladas com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume previsto de chuva é de 20mm à 30mm por hora. “Essas pancadas de chuva isoladas no fim da tarde e noite são típicas da primavera”, explicou o meteorologista Cléber Souza.

Chuva forte

Nesta segunda-feira, a capital mineira sofreu com a forte chuva. Tiveram pontos de alagamento no entorno do Bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste da cidade, e no acesso da Avenida Pedro II para Avenida Cristiano Machado e Avenida Antônio Carlos. 

Na Avenida Afonso Pena, sentido Terminal Rodoviário, uma árvore de pequeno porte caiu pelos efeitos da chuva. Ninguém se feriu. Semáforos ficaram sem energia na Praça Sete, no Centro de BH, deixando cruzamentos lentos e complicando o trânsito na região. A Região Norte da capital foi a única a não registrar chuva.

Recomendações

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximo aos córregos e ribeirões no momento chuva forte, pois o nível de água pode aumentar rapidamente, podendo transbordar.

A Defesa Civil adverte também para que não se abrigue ou estacione veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. Seguem outras recomendações:

- Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
- Desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás
- Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair, dentro das residências, com o vento forte (exceto em área inundável)
- Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199)

Em caso de raios, se estiver na rua:
- Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos
- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos
- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos, veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas)
- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica
- Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica

Se estiver dentro de casa:
- Não use telefone com fio
- Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas
- Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica
 

 
*Sob supervisão da subeditora Ellen Cristie 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade