(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas investiga mais de 130 casos suspeitos de sarampo

No território mineiro, não há confirmação de sarampo. A meta de vacinação em Minas Gerais foi batida durante a Campanha de Vacinação


postado em 24/09/2018 16:03 / atualizado em 24/09/2018 16:43

Em Minas Gerais, foram aplicadas 995.432 doses da vacina tríplice viral(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Em Minas Gerais, foram aplicadas 995.432 doses da vacina tríplice viral (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Minas Gerais bateu a meta de vacinação contra o sarampo. O estado conseguiu atingir 97% do público-alvo durante a Campanha Nacional. Mesmo com o fim da ação, as vacinas continuam à disposição da população, gratuitamente, em todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). As notificações da doença não param de crescer. Até esta segunda-feira, foram registrados 281 casos suspeitos da enfermidade. No território mineiro, não há confirmação de sarampo.

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que as notificações vêm aumentando a cada semana. Atualmente, são 281 casos notificados, sendo que 146 foram descartados após exames laboratoriais, e 135 ainda estão sendo investigados. As análises estão sendo feitas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Continua sendo feita a investigação epidemiológica em quatro pacientes que apresentaram amostras soropositivas para anticorpos IgM, o que pode indicar a atuação do vírus do sarampo. Porém, uma segunda amostra soropositiva é necessária para a confirmação da doença. Além disso, será feita uma pesquisa de outros diagnósticos diferenciais. Segundo a SES, o resultado soropositiva de IgM significa um indicador de resposta imunológica recente, ou seja, os anticorpos da pessoa estão em alerta, o que indica uma doença. Porém, ainda não se pode confirmar que seja sarampo, pois outras enfermidades provocam a mesma reação, como a dengue, por exemplo.

Os casos são de dois moradores de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e outros dois de Passa Quatro, e Poços de Caldas, no Sul de Minas. Das amostras, três foram encaminhadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), outra aguarda o diagnóstico diferencial da Funed. Segundo a SES, este paciente realizou a vacinação em tempo inoportuno, quando já sentia os primeiros sintomas e antes da segunda coleta da amostra

Vacinação


A Campanha Nacional de Vacinação teve fim em 14 de setembro, mas as vacinas fazem parte do calendário vacinal e está a disposição da população durante todo ano nos postos de saúde. Minas Gerais conseguiu bater a meta de 95% de imunização do público-alvo e chegou a 97%. Segundo a SES, a taxa nas faixas etárias de 1 ano, 2, 3 e 4 anos foi de 94%, 97%, 99% e 97% respectivamente. Ao todo foram aplicadas 995.432 doses da vacina tríplice viral, que protege também da caxumba e da rubéola.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)