Publicidade

Estado de Minas

Vídeo alerta para risco de 'copiar e colar' no prontuário eletrônico de pacientes

Material produzido pelo Hospital das Clínicas alerta profissionais da saúde para erros que podem até prejudicar a saúde dos pacientes


postado em 13/09/2018 12:27 / atualizado em 13/09/2018 12:32


Um vídeo produzido pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) alerta para os riscos do “CTRL + C e CTRL V”, a função copiar e colar no computador quando os profissionais da saúde estão trabalhando no prontuário eletrônico dos pacientes. A prática pode colocar essas pessoas em risco. 

O recurso foi implementado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a expectativa é de que todas as unidades de saúde do país tenham o sistema até o fim deste ano. O Hospital das Clínicas explica que o registro das informações documenta o atendimento prestado e promove a continuidade dos cuidados médicos. 

“Um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições que mantêm sistema de registro eletrônico é a prática generalizada - e, muitas vezes subestimada - de 'copiar e colar' informações de um prontuário para o outro e manter a precisão e confiabilidade do registro quando a informação é reutilizada”, destaca o hospital da universidade.

No vídeo divulgado pela instituição, é mostrada uma situação fictícia em que um médico copia informações do prontuário de uma mulher que perdeu o bebê na ficha de uma jovem que acabou de dar à luz uma criança saudável. Ao final, há orientações para que os profissionais da área preencham o formulário corretamente e com atenção. 

Segundo o Hospital das Clínicas da UFMG, a médica Zilma Reis, do Núcleo de Tecnologia da Informação, explica que a ação chama atenção para os riscos à segurança do paciente por conta do abuso dessa prática e diz que tanto eles quanto os profissionais não podem ser surpreendidos por um registro equivocado que veio de outro texto. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade