Publicidade

Estado de Minas

Saiba como vai funcionar o transporte coletivo no próximo jogo do Brasil

BHTrans e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) informaram como os coletivos vão operar durante o jogo Brasil x México, válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo; operações de trânsito se espalham pela cidade para garantir fluidez


postado em 29/06/2018 18:43 / atualizado em 29/06/2018 18:53

BHTrans garantiu que coletivos vão operar normalmente na próxima segunda-feira; segundo a empresa, a oferta pode ser até incrementada, caso a demanda também aumente(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
BHTrans garantiu que coletivos vão operar normalmente na próxima segunda-feira; segundo a empresa, a oferta pode ser até incrementada, caso a demanda também aumente (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A Empresa de Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que o quadro de horários se manterá normalmente (dia útil) na próxima segunda-feira, quando a Seleção Brasileira encara o México, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Por outro lado, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), em nota, disse que os coletivos metropolitanos vão funcionar com horário de domingo, das 10h às 13h – momentos próximos ao jogo.


Além de manter o horário convencional, a BHTrans pontuou que poderá aumentar a oferta de coletivos, caso a demanda também cresça durante o dia. A medida obedece ao deslocamento acima do normal na cidade durante os jogos do Brasil. Na partida contra a Sérvia na última quarta-feira, por exemplo, o congestionamento de veículos alcançou vias fora do perímetro da Avenida do Contorno, o que não é comum segundo a BHTrans.


Já a Setop, que administra os ônibus metropolitanos, disse que o atendimento será normal (dia útil) antes das 10h e depois das 13h. Segundo a pasta, no caso das linhas que não operam aos domingos, o quadro de horários será o de sábado e as que não operam nos sábados, circularão o tempo todo com quadro de horário de dia útil.


OPERAÇÕES DE TRÂNSITO. Diante da antecipação do horário de pico, a BHTrans vai adotar medidas para que o tráfego flua de maneira melhor. Para isso, equipes da empresa vão monitorar o trânsito pelo Centro de Integrado de Operações (COP) e em campo com intuito de identificar as necessidades e providenciar ações operacionais e alterações semafóricas nas principais vias de tráfego e na área central da capital.


Para atender a um evento realizado no Mineirão, a linha 55 vai operar a partir das 8h, com intervalos de 15 minutos. A última viagem para o estádio deixa a estação às 10h30. Na volta, os ônibus sairão do Mineirão, conforme a demanda, a partir das 12h.


Além disso, as vagas ao redor do Mineirão vão obedecer a um regime especial (veja arte abaixo), assim como nos dias de jogos dos clubes mineiros. Na Savassi, o estacionamento na Rua Paraíba também será proibido. As duas medidas visam à fluidez do trânsito durante o jogo.


(foto: Reprodução/BHTrans)
(foto: Reprodução/BHTrans)


Confira a lista de locais contemplados pelas operações:


Regional Centro/Sul


- Praça Sete Setembro


- Mercado Central


- Trevo do Belvedere


- Avenida Afonso Pena com rua da Bahia


- Avenida Afonso Pena com rua dos Tamoios


- Avenida Afonso Pena com avenida Carandaí


- Praça Raul Soares com avenida Bias Fortes


- Avenida Bias Fortes com rua dos Goitacazes


- Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi)


- Avenida do Contorno com Avenida Cristóvão Colombo


 


Regional Oeste/Barreiro


- Avenida Afonso Vaz de Melo com rua Benedito dos Santos, próximo ao Via Shopping


- Avenida José Rodrigues Pereira com avenida Raja Gabaglia


- Avenida Silva Lobo com avenida Barão Homem de Melo


- Avenida Amazonas entre avenida do Contorno e Anel Rodoviário


 


Regional Nordeste/Leste


- Avenida Cristiano Machado com rua Jacuí


- Avenida Cristiano Machado com avenida Silviano Brandão


Regional Noroeste/Pampulha


- Estação Pampulha


- Evento na Esplanada do Mineirão


- Avenida Antônio Carlos com rua Major Delfino de Paiva


- Avenida Pedro II com avenida Carlos Luz


- Avenida Pedro II com alça do Anel Rodoviário


- Praça do Coração Eucarístico;


- Avenida Fleming


Regional Norte/Venda Nova


- Avenida Cristiano Machado com avenida Waldomiro Lobo


- Avenida Cristiano Machado com avenida Sebastião de Brito


- Avenida Dom Pedro I com avenida General Olímpio Mourão Filho


Rotas nos principais corredores e eventos – Agentes da BHTrans vão realizar rotas de monitoramento em locais na cidade que terão eventos/bares onde será exibido o jogo:


- Mercado Distrital do Cruzeiro


- Arena Budweiser, na rua Itambé


- Praça da Savassi – rua Pernambuco/rua Paraíba


- Bares na região do bairro Santa Tereza


- Avenida Contagem, no bairro Santa Inês


- Rua Alberto Cintra, no bairro União

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade