(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vanderlei Machado é nomeado presidente da Funed

Nome foi defendido pelo Conselho Regional de Farmácia, presidido por Vanderlei por três anos


postado em 17/04/2018 19:16 / atualizado em 17/04/2018 21:49

(foto: Comunicação CRF-MG/Divulgação)
(foto: Comunicação CRF-MG/Divulgação)

O ex-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) Vanderlei Machado assumiu ontem a presidência da Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição de referência nacional no desenvolvimento de soros, vacinas e medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de análises laboratoriais. A posse ocorreu na manhã desta terça-feira, com a presença do vice-presidente do CRF/MG Alisson Brandão e da diretora-tesoureira, Adriana Tupynambá.

A ex-diretora Rigleia Lucena, que já participou do Conselho Curador da Funed, também esteve presente na posse. O presidente foi recepcionado por três farmacêuticos e ex-alunos da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente, 90 farmacêuticos atuam na fundação nas áreas de pesquisa e produção. Vanderlei Machado foi presidente do CRF/MG de 2012 a 2015.

O nome dele foi defendido pelo conselho junto ao governador Fernando Pimentel. "A Funed precisa ser conduzida por alguém que domine os processos técnicos e transite com facilidade por todas as áreas, da pesquisa à produção”, defendeu a atual presidente do CRF/MG, Yula Merola.

Vanderlei Machado assume o desafio de direcionar a instituição para o cumprimento da meta de, até 2020, ser referência nacional em inovação científica e tecnológica, Vigilância em Saúde e desenvolvimento de produção de medicamentos para o SUS. “Agora, com a condução do professor Vanderlei, os caminhos serão os melhores para a fundação. Ele tem mais de 40 anos de experiência e sempre se dedicou à saúde pública”, comenta Yula.

"Me espelho nele para seguir a nova gestão do conselho farmacêutico e confio que o professor fará muito pela Funed", afirma Yula Merola. A atual presidente do CRF/MG conta que Vanderlei é uma referência no mercado farmacêutico mineiro. "Ficamos muito honrados por termos a nossa sugestão aceita. Para nós não há melhor pessoa para assumir o cargo", completa.

Trajetória profissional

Vanderlei Machado é farmacêutico-bioquímico graduado em 1972 pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) E pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, e em Farmácia Homeopática pela Associação Paulista de Homeopatia.

Durante 31 anos, foi professor assistente de Parasitologia Médica da Ufop, entidade da qual também foi coordenador e orientador de projetos em Parasitologia para alunos do curso de Farmácia e Bioquímica. Ele também foi paraninfo e patrono de várias turmas formandas de diversas faculdades de farmácia de Minas Gerais.

* Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)