(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guarda Municipal oficializa presença de agentes em estações de ônibus

Na capital, as estações São Gabriel, na Região Nordeste, e Pampulha, já contam com a presença dos agentes de segurança


postado em 05/04/2018 06:00 / atualizado em 05/04/2018 07:47

 

(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press - 16/01/2017)
(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press - 16/01/2017)

Possibilitar a mobilidade, manter a ordem pública e garantir segurança aos usuários de transporte público de Belo Horizonte. Com essas características, a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) implantou a Operação Estação Segura – um desdobramento da Operação Viagem Segura –, que pretende agir preventivamente contra a prática de roubos e furtos aos usuários, coibir evasões, organizar os espaços de integração.

Na capital, as estações São Gabriel, na Região Nordeste, e Pampulha, já contam com a presença dos agentes de segurança. A oficialização da Guarda Municipal (GM) nas estações ocorreu a partir de estudos da pasta, que apontaram para a necessidade de os agentes estarem em área de integração. Segundo o secretário de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, a experiência dos agentes nas avenidas Antônio Carlos e Senhora do Carmo foram essenciais. “Utilizamos o conhecimento apreendido a partir da Operação Viagem Segura e contamos com o apoio da população, que nos alertou sobre desordem nas estações e até incidência de crimes”, contou.

Por se tratar de estações híbridas – recebem linhas de vários níveis –, a ação nas plataformas é coordenada pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), pela Transfácil e a GM. Os postos indicados pela pasta já estão instalados nas estações São Gabriel e Pampulha servindo como ponto de apoio ao agente que trabalha no local, assim como ao usuário do transporte. Pampulha ainda conta com os cães do canil da corporação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)