(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em alerta para tempestade, BH tem previsão de chuva nesta quarta-feira

Segundo o Inmet, a Grande BH pode sofrer com 'chuva torrencial'. A Defesa Civil de Belo Horizonte já havia alertado para possibilidade de tempestade, com volume entre 70 e 90 milímetros, até sexta-feira


postado em 21/03/2018 10:09 / atualizado em 21/03/2018 11:12

Capital mineira tem céu nublado a parcialmente ensolarado nesta quarta-feira. Temperaturas variam entre 20 e 30 graus (foto: Paulo Filgueiras/ EM/ D.A Press)
Capital mineira tem céu nublado a parcialmente ensolarado nesta quarta-feira. Temperaturas variam entre 20 e 30 graus (foto: Paulo Filgueiras/ EM/ D.A Press)
Belo Horizonte terá céu nublado a parcialmente ensolarado nesta quarta-feira. Há previsão de chuva torrencial à tarde e noite, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um alerta emitido pela Defesa Civil de BH nessa terça-feira também informou sobre a possibilidade de tempestade, com volume entre 70 e 90 milímetros, até sexta-feira. 

Na manhã desta quarta-feira, o órgão reforçou o alerta e indicou para possibilidade de chuva forte, acompanhada de raios e rajadas de vento durante o dia em BH.

As temperaturas hoje na capital variam entre 20 e 30 graus, com umidade relativa do ar em torno de 55% à tarde. No interior do estado, há previsão de chuva para o Campo das Vertentes, Zona da Mata, Oeste e Sul de Minas. Nas demais localidades, o céu fica ensolarado a parcialmente nublado, mas não há previsão de precipitações. 

A temperatura máxima no estado nesta quarta-feira deve ocorrer no Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, onde os termômetros podem chegar aos 37 graus. No início da manhã, o Sul de Minas teve a menor temperatura do dia: 15 graus. 

Segundo o Inmet, até sexta-feira municípios das regiões Central, Sul, Oeste, Metropolitana, Campo das Vertentes e Zona da Mata podem ter registros de chuva. “A partir de sábado, as chances diminuem e devemos ter chuva mais fraca com céu encoberto”, explicou o meteorologista Luiz Ladeia. 

Emergência em BH 

Com a capital sob alerta de tempestade válido até o fim da semana e sofrendo os efeitos de um março especialmente chuvoso, a Prefeitura de Belo Horizonte decidiu decretar situação de emergência para enfrentar danos que se espalham por toda a cidade. 
 
 
Depois de reunião com o prefeito Alexandre Kalil, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, informou que será elaborado um plano de trabalho com o estabelecimento de prioridades para, em duas semanas, ser enviado ao Ministério da Integração Nacional.
 
“A palavra é reconstrução”, enfatizou Valadão, explicando que serão levantados todos os valores referentes aos danos para que o município tente recursos junto ao governo federal. “Não sabemos ainda quanto será necessário”, observou. Com a medida, BH tornou-se a 52ª cidade de Minas com decreto de emergência. (Com informações de Gustavo Werneck)

* Sob supervisão da subeditora Jociane Morais



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)