(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva alivia o calor em Belo Horizonte

A Defesa Civil já tinha emitido um alerta mais cedo para a possibilidade de pancadas de chuva na capital mineira até a manhã de terça-feira


postado em 29/01/2018 17:54 / atualizado em 29/01/2018 18:52

Previsão é de tempo instável em BH até a próxima quarta-feira(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)
Previsão é de tempo instável em BH até a próxima quarta-feira (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)

A chuva que atinge Belo Horizonte e cidades da região metropolitana no fim da tarde desta segunda-feira alivia o calor.  A Defesa Civil já tinha emitido um alerta mais cedo para a possibilidade de pancadas de chuva na capital mineira até a manhã de terça-feira.  Um alagamento foi registrado pelo órgão. Galhos de árvores caíram, deixando o trânsito lento em alguns pontos da cidade.

Em pouco tempo de chuva, a Defesa Civil já registrou ocorrências. Por meio das redes sociais, o órgão recomendou a atenção redobrada aos motoristas que passavam Rua João Gomes Cardoso, em Contagem, na Grande BH, devido a um alagamento. Na capital mineira, a BHTrans registrou a queda de um galho de árvore na Avenida do Contorno, próximo a Rua Santa Rita Durão, na Região Centro-Sul. Uma faixa foi ocupada em direção a Savassi, o que deixou o trânsito lento.

As pancadas de chuva são provocadas devido a aproximação de uma frente fria de Minas Gerais. A previsão é de tempo instável até a próxima quarta-feira. A temperatura máxima também deve cair e ficar abaixo dos 30ºC, aliviando um pouco o calor dos últimos dias. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva nesta segunda-feira na cidade. De acordo com o órgão, há a possibilidade de precipitações com acumulado entre 20 a 30 milímetros de água em BH. O alerta é válido até 8h de terça-feira. A chuva deve ser acompanhada por descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar até 50 quilômetros por hora.

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)


Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada da frente fria vai trazer nebulosidade para Minas Gerais. “Tem um sistema avançando pelo litoral sudeste. O avanço provoca instabilidade em grande parte do estado. A perspectiva de chuva é para hoje na região metropolitana, zona da mata, sul, oeste, Triângulo, e Alto Paranaíba. Na Grande BH deve ser mais para tarde e noite de hoje”, comentou a especialista.

A frente fria deve provocar uma redução na temperatura máxima na capital mineira. Nos últimos dias, os termômetros chegaram a ficar acima dos 30ºC. Nesse domingo, na Pampulha, a máxima ficou em 32,3ºC. No interior, a maior temperatura foi registrada em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, que teve 37,8ºC. “Com o aumento da nebulosidade, há a queda das temperaturas máximas. Mesmo assim, não há perspectiva de frio a noite e na madrugada. Nesta terça-feira, a máxima deve ficar em 28ºC”, explicou Anete.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)