(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pagamento do IPVA no cartão ainda não está disponível; Detran faz reuniões

No ano passado, Detran anunciou nova modalidade para a primeira quinzena de janeiro, mas adequações ainda estão sendo feitas


postado em 04/01/2018 12:28 / atualizado em 04/01/2018 12:35

Totens para o pagamento com cartão serão instalados em todas as unidades do Detran de Minas Gerais e nas UAIs(foto: Polícia Civil/Divulgação)
Totens para o pagamento com cartão serão instalados em todas as unidades do Detran de Minas Gerais e nas UAIs (foto: Polícia Civil/Divulgação)
Duas reuniões no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) discutem, nesta quinta-feira, a questão do pagamento ou parcelamento do IPVA 2018 nos cartões de crédito e débito no estado. No ano passado, o Detran informou que o objetivo era disponibilizar a nova modalidade de pagamento na primeira quinzena de janeiro. Mas, segundo a Receita Estadual, o recurso ainda não está disponível no momento. A primeira parcela do imposto para alguns veículos vence na próxima quarta-feira, dia 10. 

Os critérios foram descritos na Portaria 753 do Detran, publicada em 13 de dezembro do ano passado no Diário Oficial do Estado, e dão cumprimento à Resolução 697 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de outubro. A nova regra estabelece que, por meio de totens de autoatendimento instalados nas unidades do departamento, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), e nas Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) será possível quitar débitos de multa, IPVA e outros impostos relativos ao carro – desde que sejam de competência do estado de Mina Gerais - usando os cartões, parcelando no crédito até 12 vezes. 

Em 21 de dezembro, o Detran concedeu uma entrevista coletiva com detalhes sobre a portaria. “O governo do estado, preocupado com essa situação, nos pediu diversos esforços nossos. Diuturnamente o Detran tem trabalhado por determinação do nosso governador, e a partir da primeira quinzena, porque já se duas empresas já estão se credenciando, os processos de credenciamento terminam até sexta-feira e continuarão abertos - a partir da primeira quinzena de janeiro estarão colocados à disposição do contribuinte”, disse o coordenador de Administração de Trânsito, delegado José Marcelo de Paula Loureiro, em entrevista coletiva na ocasião. 
Confira a tabela de vencimentos do IPVA 2018 em Minas Gerais por placa (clique para ampliar)(foto: Detran/Divulgação)
Confira a tabela de vencimentos do IPVA 2018 em Minas Gerais por placa (clique para ampliar) (foto: Detran/Divulgação)

Mas, nessa quarta-feira, em entrevistas a alguns veículos de imprensa de Belo Horizonte, o subsecretário da Receita Estadual João Alberto Vizzotto informou que o pagamento e parcelamento do IPVA 2018 por meio de cartões de débito e crédito ainda não está disponível. “Lamentavelmente ainda não. Tivemos algum problema de incompatibilidade. O Detran anunciou mas, por enquanto, ainda não é possível o pagamento do IPVA com cartão de crédito”, disse em entrevista ao MGTV 1ª Edição, da Rede Globo, na tarde passada. Vizzotto também disse que não havia previsão para o início. 

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Fazenda e Minas Gerais, à qual a Receita Estadual está ligada. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, o subsecretário participou de uma reunião no Detran, na manhã desta quinta, para esclarecimentos. 

O Detran-MG também confirmou a reunião pela manhã, mas sem dar detalhes da discussão ou confirmar os participantes. Uma nova reunião está marcada para as 14h30 e o órgão informa que deve dar mais detalhes após o encontro. O Detran também diz que o sistema estava previsto para a primeira quinzena de janeiro e que ajustes estão sendo feitos. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)