(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sessão extra é marcada para votar aumento do IPTU de Nova Lima

Se não for votado até o dia 31, o aumento só poderá entrar em vigor em 2019, de acordo com o princípio da anualidade, previsto no Código Civil Tributário.


postado em 28/12/2017 06:00 / atualizado em 28/12/2017 08:57

Proposta de aumento provocou série de protestos de moradores(foto: Amavise/Divulgação)
Proposta de aumento provocou série de protestos de moradores (foto: Amavise/Divulgação)

A polêmica sobre o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deve terminar nesta sexta-feira. Depois de adiar a sessão na Câmara Municipal que discutiria a proposta de reajuste da prefeitura, os vereadores marcaram uma audiência extraordinária para as 9h. A pauta não foi adiantada pela assessoria de imprensa da Casa, mas o assunto deve ser tratado, já que, se não for votado até o dia 31, o aumento só poderá entrar em vigor em 2019, de acordo com o princípio da anualidade, previsto no Código Civil Tributário.

O projeto que reajusta o imposto foi enviado à Câmara Municipal pelo prefeito Vítor Penido (DEM). Segundo a prefeitura, a matéria faz readequação do IPTU, “cuja Planta Genérica não é revisada há 11 anos”. A administração municipal argumenta que isso vem provocando “discrepância nos cálculos de lotes e áreas construídas e prejuízo à cidade, que deixou de arrecadar o que era devido”. “Além de propor um imposto mais justo, essa readequação vai isentar 8 mil imóveis de baixo padrão e visa trazer melhorias para Nova Lima”, completou.

A medida provocou revolta de moradores. Em 17 de dezembro, dezenas de pessoas, com faixas e cartazes, saíram pelas ruas da cidade. Elas se concentraram no Vale do Sereno e percorreram a Avenida Oscar Niemeyer (mais conhecida como Seis Pistas), a principal do bairro. Os manifestantes afirmam que a correção do imposto implica reajustes de até 500% em alguns casos.

Anteontem, manifestantes se concentraram na porta da Câmara para acompanhar a votação do projeto. Porém, saíram frustrados, pois a sessão foi adiada. Era a última sessão ordinária do ano. Ontem, a assessoria de imprensa da Câmara informou que uma audiência extraordinária foi marcada pelo vereador José Geraldo Guedes, presidente da Casa, para a manhã de sexta-feira. Porém, não informou qual será a pauta. O Estado de Minas tentou contato com o parlamentar, sem sucesso.

Por meio de nota, a administração municipal mostrou confiança na aprovação do projeto. “A Prefeitura de Nova Lima reafirma que a revisão do projeto de lei do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018 é essencial para novos investimentos e equilíbrio das finanças. O governo municipal confia no entendimento dos vereadores que têm conhecimento da necessidade de aprovação da proposta e, por isso, aguarda uma votação positiva por parte dos legisladores”, concluiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)