(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kalil inaugura Complexo de Saúde do Barreiro

O complexo tem capacidade para 700 atendimentos diários, número que vai aumentar ano que vem


postado em 22/12/2017 12:57 / atualizado em 22/12/2017 15:53

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Inaugurado nesta sexta-feira o Complexo de Saúde do Barreiro, em Belo Horizonte, depois de quatro anos do início das obras. Iniciadas em 2013, elas foram paralisadas em 2015 por quase dois anos. A unidade congrega no mesmo espaço o Centro de Saúde Barreiro de Cima, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Especialidades Odontológicas.

O complexo tem capacidade para 700 atendimentos diários, número que vai aumentar ano que vem, quando será inaugurado o Centro de Reabilitação. E está disponível para 17,8 mil moradores da região.

“Não podia ter uma obra desse tamanho parada. Encerro o ano dizendo que foi feito um esforço grande para proporcionar um equipamento desse porte”, afirmou o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PHS).

O complexo foi construído em área de aproximadamente 4 mil metros quadrados e a retomada das obras contou com investimento de R$ 13,7 milhões. Os quatro serviços vão funcionar de forma independente. Os centros de saúde, de especialidades médicas e o odontológico funcionavam em outros locais que já não comportavam a demanda.

O centro de saúde tem 18 consultórios, além de sala de vacinas, espaço para coleta de exames, farmácia, sala de observação com dois leitos, sala de odontologia e espaço para a equipe de zoonoses. São cinco equipes de saúde da família, além de equipe de apoio. O atendimento médio diário é de 350 pessoas.

O CEM tem consultas médicas em cinco especialidades: ortopedia, cardiologia, mastologia, dermatologia e otorrinolaringologia. No local, também são feitos pequenos procedimentos ambulatoriais, biópsia de mama e exames de eletrocardiograma. Em média, 120 pacientes são atendidos por dia.

O Centro de Especialidades Odontológicas tem sete especialidades: endodontia, ortodontia, portadores de necessidades especiais, perio, prótese, cirurgia bucomaxilo e odontopediatria. São feitos também raios-x odontológicos. O atendimento é feito apenas a pacientes encaminhados pelos centros de saúde.

Já o Centro de Reabilitação foi planejado para contar com uma sala de hidroterapia, um ginásio de ortopedia e fisioterapia, um de terapia ocupacional, dois ginásios de neurologia infantil e dois de neurologia adulto (fisioterapia e terapia ocupacional), um ginásio para atividade de vida diária, sala para atendimento respiratório, duas salas de órtese e prótese, 14 consultórios e vestiários para pacientes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)