(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Concessionária inicia restauração das luminárias do Viaduto Santa Tereza

O elevado foi sinalizado e apenas uma pista está liberada para a passagem de veículo. Mesmo assim, nenhum congestionamento é registrado no local


postado em 17/12/2017 13:53 / atualizado em 17/12/2017 14:06

Previsão é que serviços aconteçam dentro de 120 dias (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
Previsão é que serviços aconteçam dentro de 120 dias (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)

A restauração da iluminação do Viaduto Santa Tereza, um dos cartões-postais mais famosos de Belo Horizonte, começou neste domingo. Funcionários da BHIP, concessionária responsável pela iluminação da cidade, começaram a trocar as luminárias modelo “republicana”. O elevado foi sinalizado e apenas uma pista está liberada para a passagem de veículo. Mesmo assim, nenhum congestionamento é registrado no local.


O serviço consiste na troca das luminárias, algumas já deterioradas pelo tempo e outras danificadas em ações de vandalismo. Durante a restauração, 74 peças serão substituídas e reparadas. Será realizado, ainda, o restauro e pintura dos postes que compõem o monumento. A previsão é que o processo seja concluído em 120 dias.


Como é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) como parte integrante do conjunto arquitetônico da praça Rui Barbosa, a concessionária precisou de uma autorização do órgão para realizar os reparos. Durante a restauração, as luminárias serão substituídas por réplicas. Será realizado, ainda, o restauro e pintura dos postes que compõem o monumento.

Luminárias do modelo 'republicana' serão substituídas por réplicas(foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
Luminárias do modelo 'republicana' serão substituídas por réplicas (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)


Por meio de nota, o diretor da concessionária, Marcelo Bruzzi, afirma que a medida faz parte de um programa chamado Iluminação de Destaque e vai contribuir para a diminuição da criminalidade. Acreditamos ainda que uma cidade melhor iluminada é uma cidade mais segura, com menor índice de assaltos e atropelamentos noturnos”, destacou.


O Viaduto Santa Tereza foi inaugurado em setembro de 1929, sendo uma das obras pioneiras do país em concreto armado. A estrutura foi projetada pelo engenheiro Emílio Baumgart, integrante do grupo modernista carioca que tinha, entre seus integrantes, o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer.

O elevado, com 390 metros de extensão, 14 de altura e 13 de largura, e demorou dois anos para ser construído. Ele está localizado entre as ruas da Bahia e Itambé – em frente à Serraria Souza Pinto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)