(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Restauração de luminárias promete melhorar iluminação do Viaduto Santa Tereza

Ao todo, serão trocadas 74 peças das luminárias modelo %u201Crepublicana%u201D. Algumas já estão deterioradas pelo tempo e outras foram danificadas em ações de vandalismo


postado em 14/12/2017 15:42 / atualizado em 14/12/2017 15:52

Escuridão no viaduto é alvo de reclamações de moradores (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)
Escuridão no viaduto é alvo de reclamações de moradores (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)

As luminárias do Viaduto Santa Tereza, uma dos cartões-postais de Belo Horizonte, vão passar por restauração. A ação será realizada pela BHIP, concessionária responsável pela iluminação da cidade, e começará no próximo domingo. Ao todo, serão trocadas 74 peças das luminárias modelo “republicana”. Algumas já estão deterioradas pelo tempo e outras foram danificadas em ações de vandalismo. A previsão é que o processo seja concluído em 120 dias.

Como é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) como parte integrante do conjunto arquitetônico da praça Rui Barbosa, a concessionária precisou de uma autorização do órgão para realizar os reparos. Durante a restauração, as luminárias serão substituídas por réplicas. Será realizado, ainda, o restauro e pintura dos postes que compõem o monumento.

Por meio de nota, o diretor da concessionária, Marcelo Bruzzi, afirma que a medida faz parte de um programa chamado Iluminação de Destaque e vai contribuir para a diminuição da criminalidade. Acreditamos ainda que uma cidade melhor iluminada é uma cidade mais segura, com menor índice de assaltos e atropelamentos noturnos”, destacou.

O Viaduto Santa Tereza foi inaugurado em setembro de 1929, sendo uma das obras pioneiras do país em concreto armado. A estrutura foi projetada pelo engenheiro Emílio Baumgart, integrante do grupo modernista carioca que tinha, entre seus integrantes, o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer.

O elevado, com 390 metros de extensão, 14 de altura e 13 de largura, e demorou dois anos para ser construído. Ele está localizado entre as ruas da Bahia e Itambé – em frente à Serraria Souza Pinto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)