(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro domingo da decoração natalina leva grande público à Praça da Liberdade

Com a trégua das chuvas na capital, os belo-horizontinos, entre os quais muitas famílias, foram conferir de perto a tradicional iluminação de Natal, que este ano traz novidades


postado em 10/12/2017 20:49 / atualizado em 10/12/2017 21:55

Ver galeria . 20 Fotos Ramon Lisbo/EM/D.A Press
(foto: Ramon Lisbo/EM/D.A Press )

As chuvas deram uma trégua e a noite do domingo, o primeiro depois da inauguração da decoração natalina da Praça da Liberdade na quinta-feira, atraiu um grande número de visitantes, principalmente famílias, com direitos aos bichinhos de estimação. Com a temperatura agradável, o ponto turístico promete atrair milhares de pessoas até 6 de janeiro, último dia da iluminação especial na praça.

Este ano, o tema da decoração é a capital mineira, que completa 120 anos, e está representada em peças que destacam elementos arquitetônicos e de sua paisagem natural, posicionadas estrategicamente entre as 350 mil microlâmpadas de LED – 75% mais econômicas que as convencionais – e mais de 1,5 mil metros de mangueiras iluminadas.

Pela primeira vez, a proposta conceitual para a tradicional iluminação, realizada pela Cemig desde a década de 1990, foi definida em concurso público. De 25 projetos apresentados, o vencedor foi o da jovem arquiteta Maria Carolina de Assis Quadros, de 23 anos, que mora em Divinópolis, Centro-Oeste, e se formou no ano passado na Universidade de Itaúna.

Um dos destaques do projeto, que tem chamado atenção dos visitantes, é o túnel de luzes. Trata-se de um espaço com painéis retratando pontos marcantes da capital, que atrai o público ávido por fazer selfies.

De acordo com a gerente de Comunicação Interna, Nathália Dornellas, o projeto “Natal de Minas Gerais” é um presente à população e à capital. No concurso para o projeto conceitual de decoração foram levados em consideração a criatividade, o diálogo com o tema proposto, a valorização do patrimônio histórico, a viabilidade, a sustentabilidade e os elementos plásticos estéticos contidos na ideia.

O projeto de Natal conta com o apoio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O Circuito Cultural Liberdade, gerido pelo instituto, oferece uma programação especial gratuita para a população durante todo o período natalino. O público poderá ver exposições, shows, mostra de vídeos e participar de oficinas. A programação completa está no site https://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/.

Importante motoristas ficarem atentos, já que o trânsito no entorno da praça sofreu alterações, no período da noite. Das 19h à meia-noite, a Alameda da Educação, entre Rua Gonçalves Dias e Avenida Brasil, está interditada. E das 20h à meia-noite, será fechada a Alameda da Segurança, entre Avenida Brasil e Rua Gonçalves Dias. Para garantir a segurança e a mobilidade de todos que vão visitar a iluminação ou mesmo de passagem pela área, será também restringido o estacionamento em algumas vias do entorno da praça.

Decorações em vários pontos da cidade

Conheça a lista os pontos da capital que também recebem decoração natalina da Cemig:

*Praça do Cardoso, na Comunidade da Serra
*Praça Dona Valdete, no Alto Vera Cruz
*Paróquia Nossa Senhora do Morro, na Barragem Santa Lúcia
*Praça Cristo Redentor, no Barreiro
*Praça Amintas de Barros, em Venda Nova
*Igreja da Pampulha
*Complexo Itamar Franco, no Barro Preto
*Tribunal de Justiça de Minas Gerais
*Tribunal Regional do Trabalho
*Ministério Público de Minas Gerais
*Avenida Afonso Pena, entre a Rua da Bahia e a Avenida Álvares Cabral
*Avenida Barbacena


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)