(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defensores de patrimônio cultural e natural são homenageados em Ouro Preto

Honraria entregue pelo Legislativo do município, a Comenda João Velloso, reconhece esforços de pessoas e entidades que buscam a preservação e recuperação do conjunto cultural e natural


postado em 01/12/2017 21:38

A Câmara Municipal de Ouro Preto prestou homenagem, nesta sexta-feira, a pessoas e entidades envolvidas na preservação e recuperação do conjunto cultural e natural da cidade reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Foi entregue no plenário do Legislativo agora noite a Comenda João Velloso, criada em 2003.

Foram agraciados com a honraria a Brigada 1 de Ouro Preto, Domingos Ventura, o jornalista Gustavo Werneck, do Estado de Minas, Jair Inácio (in memoriam) e Rodrigo Gomes. Na categoria hors-concours, os agraciados são Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Folia do Divino Espírito Santo, de São Bartolomeu; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Irmandade de Nossa do Rosário dos Pretos e Santa Efigênia do Alto da Cruz; e Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia do Antônio Dias. Os nomes foram definidos pelo Conselho de Medalha.

De acordo com a Câmara Municipal de Ouro Preto, João Batista Ferreira Velloso foi um médico falecido em 1954, ex-presidente do Legislativo Municipal e prefeito de 1931 a 1936, período em que intensificou a luta pela defesa do patrimônio histórico ouro-pretano. Em 1933, devido aos esforços de João Velloso, a cidade recebeu, do então presidente Getúlio Vargas, o título de Monumento Nacional. A solenidade será transmitida pela fanpage da Câmara no Facebook.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)