(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dom Walmor celebra festa de Cristo Rei neste domingo

Celebração ocorreu na Tenda Cristo Rei, na Avenida Cristiano Machado. Data marca conclusão do ano litúrgico


postado em 26/11/2017 16:41 / atualizado em 27/11/2017 08:11

(foto: Jair Amaral/EM.D.A.Press)
(foto: Jair Amaral/EM.D.A.Press)
Centenas de pessoas lotaram, na tarde de ontem, a Tenda Cristo Rei, na área está sendo edificada catedral de mesmo nome, no Bairro Juliana, Região Nordeste de Belo Horizonte. O local, que ficou pequeno para tantos fiéis, foi palco da missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, para a Festa de Cristo Rei, que marca a conclusão do ano litúrgico. Neste período, os fiéis refletem sobre o mistério da vinda de Jesus: sua vida, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus. Enquanto o ano civil começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro, o ano litúrgico tem início no primeiro Domingo do Advento, – cerca de quatro semanas antes do Natal – e termina na última semana do Tempo Comum.

 

Durante a festa, criada pelo papa Pio XI em 1925, o arcebispo pediu aos fiéis que busquem a “realeza de Cristo” para, assim, vivermos em uma sociedade mais pacífica.

“A realeza de Cristo que não é triunfo, mas é, exatamente, cuidado misericordioso. Por isso, todos nós que cremos em Cristo, seus discípulos e discípulas, somos chamados para nos revestir dessa realeza. Se nós dela nos revestirmos, trataremos uns aos outros como irmão e irmã. Assim, o mundo será melhor”, disse. Segundo o religioso, a sociedade brasileira mostra muitos cenários que “pesam ao coração”, como a “violência, poluição, discriminação, distrato com as pessoas”. E completou: “Tudo isso mostra como é urgente ter escolas que nos ensinem a realeza de Cristo”, disse, completando que a catedral terá esse papel.

Até o fim do ano, a estrutura da nave deverá estar concluída, permitindo, em janeiro de 2018, o começo da concretagem do piso da Tenda da Paz ou Templo, espaço interno dedicado às celebrações religiosas. Um dos destaques será a Praça das Famílias, que terá gravados futuramente, nas contas de um rosário, os nomes e cidades das pessoas que colaboram com o projeto, orçado em R$ 120 milhões. Iniciada em 2013, dois anos depois de instalada uma cruz de 20 metros de altura, a construção da Catedral Cristo Rei segue o projeto de Oscar Niemeyer (1907-2012). “A catedral está caminhando muito bem. Nós temos potencial, com a ajuda de todas as pessoas, de concluir com mais velocidade. Esperamos que na próxima Festa de Cristo Rei não estajamos mais aqui, mas sim na Tenda da Paz.”, concluiu.

Na estrutura sob a Praça das Famílias, haverá uma série de setores de evangelização e prestação de serviços, como a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, auditório com 800 lugares, estacionamento, cinco museus, escola de música e especializada na arte dos mosaicos, entre outros. A evangelização, por sinal, começou em 2015, no canteiro de obras, ao ser erguida a Tenda Cristo Rei, aberta diariamente e com programação que inclui missas, orações do terço e atendimento de confissões.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)