(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH promete para 2018 obra em rua fechada há dois anos no Sagrada Família

Expectativa da Sudecap é de que abertura da licitação ocorra até meados de dezembro deste ano, com início das intervenções em abril. O valor da obra, que vai durar oito meses, é de aproximadamente R$ 2 milhões


postado em 24/11/2017 18:42 / atualizado em 24/11/2017 19:59

Rua foi fechada em novembro de 2015(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Rua foi fechada em novembro de 2015 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Moradores do Bairro Sagrada Família, na Região Leste de Belo Horizonte, terão que esperar pelo menos mais um ano para a liberação da Rua Genoveva de Souza. Com a promessa de lançamento da licitação da obra para meados de dezembro, a via deve ser reaberta no fim do ano que vem. Isso porque, se tudo correr dentro do programado pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), as intervenções começam em abril e têm previsão para durar oito meses. O valor da obra é de aproximadamente R$ 2 

A obra na Genoveva de Souza prevê a recomposição da encosta em uma as margens da via, interditada em 10 de novembro de 2015. O fechamento ocorreu depois que um abatimento no asfalto provocou a abertura de uma cratera e trincas no pavimento. Manilhas foram colocadas na via para evitar a passagem de veículos. Com o fechamento, motoristas enfrentam dificuldades na saída do bairro para regiões como o Centro, a Avenida Cristiano Machado ou o Túnel da Lagoinha. A via era tida antes como alternativa ao tráfego carregado da Avenida Silviano Brandão, também no bairro. Parte do Sagrada Família, localizada entre a Cristiano Machado e as ruas Conselheiro Lafaiete e Pitangui, também sofreu o impacto da interdição.

Nesta sexta-feira, o secretário de obras da PBH, Josué Valadão, se encontrou com representantes de associações comunitárias e moradores. Na reunião, um projeto para a recuperação da Rua Genoveva foi apresentado, com a promessa de lançamento da licitação nos próximos meses. "Estamos finalizando o termo de referência e nossa expectativa é que a licitação seja lançada ainda dezembro, com a assinatura do contrato coincidindo com o final do período chuvoso, entre março e abril, quando começam as obras", afirmou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura da PBH, Josué Valadão.

 

Segundo ele, as intervenções prevêm a contenção da encosta com implantação de sistema de drenagem que terá bocas de lobo na via e tubulações para captação da água pluvial para a rede de drenagem da Rua Pitangui. A obra tem uma extensão de 30 metros e deve ocorrer com escavação em um das duas pistas de rolamento.

Segundo Valadão, não há previsão de remoções das famílias que residem na parte inferior da encosta. "O orçamento da obra já foi aprovado, com recursos garantidos pela Caixa Econômica Federal. Vamos concluir a obra em 2018, sem comemorar outro aniversário de fechamento", sustentou o secretário. 

 

Por meio de nota, a Sudecap informou que foi realizado um trabalho de sondagem mais aprofundada na via para elaboração do projeto de intervenção. 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)