(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas continua registrando mortes de macacos por febre amarela

Desde julho, foram registrados casos de óbitos de primatas em 97 municípios mineiros. Deste total, oito foram confirmados com a enfermidade


postado em 23/11/2017 19:46 / atualizado em 23/11/2017 19:54

Morte dos primatas antecede contágio da doença em humanos(foto: Prefeitura de Gonçalves/Divulgação)
Morte dos primatas antecede contágio da doença em humanos (foto: Prefeitura de Gonçalves/Divulgação)

Mesmo sem registrar nenhum novo caso de febre amarela desde junho deste ano, a doença ainda é preocupação em Minas Gerais. Mortes de macacos, que antecedem a infecção do vírus em humanos, ainda acontecem no Estado. Desde julho, foram registrados casos de óbitos de primatas em 97 municípios mineiros. Deste total, oito foram confirmados com a enfermidade. Ainda estão sendo investigados ocorrências em 18 cidades. Em outras 30 a causa da morte ainda é indeterminada, pois não houve a coleta de amostra de material genético.

Minas Gerais não registra um novo caso da doença desde junho deste ano. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), o último paciente que contraiu febre amarela no estado começou a sentir os sintomas em 9 de junho. Desde dezembro de 2016, foram registrados 475 casos da doença, e 162 mortes.

A enfermidade, em sua forma silvestre, teve o seu pior surto no país desde 1980, segundo o Ministério da Saúde. Foram mais 261 pessoas mortas em decorrência da moléstia, e mais de 770 infectadas, desde dezembro do ano passado. Somente Minas teve o correspondente a 62% do total de óbitos do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)