(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH pode ter chuva forte até a manhã de terça-feira; Defesa Civil e bombeiros fazem alertas

Áreas de instabilidade estão sobre o estado, o que deixa o tempo instável. Temporais devem atingir cidades da Grande BH e de outras regiões de Minas, como a Zona da Mata


postado em 20/11/2017 14:03

Em dois dias, BH teve 22,4% da chuva esperada para o mês(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Em dois dias, BH teve 22,4% da chuva esperada para o mês (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Moradores de Belo Horizonte e cidades da região metropolitana devem se preparar para pancadas de chuva até a próxima sexta-feira. Áreas de instabilidade estão sobre o estado, o que deixa o tempo instável. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) da capital e o Corpo de Bombeiros emitiram um alerta no início da tarde desta segunda-feira para a possibilidade de temporais, que podem ser acompanhados de ventos fortes e raios.

Desde do último sábado até esta segunda-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 22,4% da média histórica para novembro. Nos últimos três dias, dados até a manhã de hoje, fora 51,8 mm, para uma média de 227,6 mm. Em alguns bairros de BH, segundo a Comdec, o acumulado de água foi ainda maior. No Barreiro, foram 85,2 mm, Pampulha, 49 mm, Venda Nova 38,6 mm, Leste 29 mm.

Durante a chuva, galhos de árvore caíram sobre um carro estacionado nesta manhã na Rua dos Tamoios, no hipercentro de Belo Horizonte. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, não houve feridos e o veículo estava vazio no momento do incidente. Os galhos se espalharam pelo passeio e em parte da rua. O trânsito não precisou ser interditado, mas o tráfego ficou lentou na região para a retirada dos galhos. Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte farão inspeção da áevore durante o dia para saber se ela precisa ser podada ou cortada.

Galhos de árvore caíram sobre carro no Centro de Belo Horizonte(foto: Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press)
Galhos de árvore caíram sobre carro no Centro de Belo Horizonte (foto: Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press)


Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, a instabilidade deve continuar até a próxima sexta-feira. “Temos uma frente fria no litoral do Rio de Janeiro que está ocasionando a instabilidade. Temos possibilidade de chuva forte em BH, na região metropolitana, Campos da Vertentes, Sul de Minas, Vale do Aço, mas principalmente na Zona da Mata, que faz divisa com o estado carioca”, comentou.

Moradores da região já começaram a ter problemas por causa dos temporais. Na madrugada desta segunda-feira, Juiz de Fora teve um acumulado de 63 mm, o maior de Minas Gerais. Durante a chuva, a Defesa Civil registrou duas ocorrências de escorregamento de talude, um no Bairro Jardim Esperança e outro no Bairro Bonfim. Ninguém ficou ferido.

Alertas

Devido a possibilidade de temporais, a Comdec e o Corpo de Bombeiros emitiram alertas para Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais. De acordo com a Defesa Civil, é esperado um volume de 30 a 50 milímetros de água até a manhã de terça-feira. O órgão recomenda que as pessoas evitem passar por áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos. Outra atenção é com áreas próximas aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva. O nível da água pode subir rapidamente e transbordar. Outra dica é evitar a se abrigar embaixo de árvores, pois elas podem cair e provocar graves acidentes.

O Corpo de Bombeiros expandiu o alerta para outras regiões do Estado, como a Central, Triângulo Oeste, Sul, Vale do Rio Doce, Zona da Mata, e Campos da Vertentes. O órgão também deu dicas para evitar acidentes durante o temporal. Uma delas é não atravessar enxurradas pois poderá ser arrastado, não jogar lixo na via pública para não provocar entupimentos de canaletas e bueiras, observar postes, muros, pedras, árvores, quando tiver sinal de movimentação de terra em encostas, abandone sua residência com a família.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)