(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funcionários da Samarco poderão pedir demissão voluntária

A empresa informa que vai diminuir o quadro de empregados em 34% ainda neste ano


postado em 17/11/2017 19:20 / atualizado em 17/11/2017 22:11

(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Empregados da Samarco poderão aderir, de 20 de novembro a 1º de dezembro deste ano, ao Programa de Demissão Voluntária (PDV). A ação, conjunta com os sindicatos Metabase Mariana, de Minas Gerais, e Sindimetal, do Espírito Santo, tem como objetivo minimizar demissões da empresa, que reduzirá em 34% o quadro de funcionários. A empresa que atualmente conta com 1735 funcionários demitirá 600 ainda neste ano. A Samarco está sem operar desde 2015, quando houve o rompimento da Barragem do Fundão, em Bento Rodrigues.

Aos empregados que se dispuserem a participar do programa, a mineradora oferecerá algumas contrapartidas como: 50% do salário para cada ano de trabalho – quantia limitada a quatro vencimentos –, três salários fixos em até R$ 7.500, desligamento por iniciativa da empresa e plano de saúde por 6 meses, a partir da data de desligamento. 

Desde 2015, a Samarco tem fixado aos funcionários férias coletivas e licenças remuneradas. Além das duas medidas, a empresa aderiu várias vezes ao período de layoff, quando o contrato de trabalho é suspenso, mas é mantido o pagamento.

Nesse período, o empregado tem direito a uma bolsa paga pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador. A última temporada de layoff, de acordo com a Samarco, foi iniciada em junho e prevalece até março de 2018.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)