(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MPF recomenda Dnit a melhorar sinalização da BR-354, em Arcos

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar possíveis negligências do Dnit em relação a má sinalização no trecho


postado em 30/10/2017 16:55

Os problemas de sinalização na BR-354, no perímetro urbano de Arcos, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, levaram o Ministério Público Federal (MPF) a abrir um inquérito civil para apurar possíveis negligências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Na última semana, procuradores federais fizeram uma recomendação ao Dnit para que faça a melhoria das placas no trecho em um prazo máximo de 90 dias.

De acordo com o MPF, o tráfego de veículo e pedestres é intenso na região. Vistoria feita pelo órgão identificou a falta de equipamentos de sinalização satisfatórios para a segurança. Os semáforos nos kms 474 e 475 constantemente ficam inoperantes e não exitem faixas para pedestres. Outro problema identificado foi em um bairro adjacente à rodovia, onde há uma escola e uma universidade. Neste trecho, não há nenhum mecanismo de segurança aos pedestres, além de ser difícil a travessia e o acesso à estrada por outros veículos.

O procurador da República Lauro Coelho Júnior, responsável pela recomendação, afirmou, ainda, que foi encontrado um trecho com sinalização boa, mas não há dispositivo de segurança para pedestres. O redutor de velocidade presente no local está desgastado e danificado, segundo ele. “Apesar de a adoção de providências mais efetivas e o melhor ordenamento urbano serem responsabilidade do município, o Dnit tem obrigação de promover melhorias em dispositivos básicos de sinalização e segurança, já que possui em vigor um contrato de conservação que prevê que a empresa contratada implemente melhorias nesse tipo de serviço”, explica.

Diante das irregularidades encontradas, o procurador fez uma recomendação ao Dnit. O órgão terá que realizar, em um prazo de 90 dias, a identificação dos acessos lindeiros, dos locais de maior travessia de pedestres e escolares localizados no trecho entre os kms 470 e 476 da rodovia. Além disso, terá que implementar ou recuperar a sinalização com adoção de medidas de segurança e controle de velocidade cabíveis. O MPF também requisitou à Prefeitura de Arcos para que se manifeste sobre os problemas detectados.

O em.com.br entrou em contato com o Dnit e aguarda um posicionamento do órgão sobre a recomendação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)