(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com morte por maculosa, manejo de capivaras na Pampulha deve começar na segunda

Secretário de Meio Ambiente afirma que valor necessário já está disponível para a prefeitura. Hospedeiros do carrapato que transmite febre maculosa devem ser esterilizados


postado em 27/10/2017 11:52 / atualizado em 27/10/2017 11:57

(foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press - 14/10/2016)
(foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press - 14/10/2016)
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, diz que o manejo das capivaras que vivem na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, deve começar na próxima segunda-feira. As medidas foram anunciadas em meio à voltado medo na região com a morte de um homem de 42 anos, morador de Contgem, na região metropolitana, por febre maculosa. Ele visitou a Pampulha antes de manifestar os sintomas.

Entre os procedimentos que serão realizados nos roedores, hospedeiros do carrapato-estrela, que transmite a doença, estão a esterilização e aplicação de um remédio que mata o carrapato.  “Ontem nós tivemos a liberação dos recursos, já temos a equipe técnica programada para isso. Estamos aguardando nas próximas horas a liberação do termo de referência e da licença para monitoramento e controle de animais silvestres pelo Ibama e acredito que na segunda-feira os trabalhos de campo já estarão em prática”, explicou Werneck em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira.

Segundo ele, o valor destinado ao serviço, cerca de R$ 500 mil, vem da iniciativa privada e já está garantido. “O custo foi da liberação de uma medida compensatória, não foi multa para nenhuma empresa não. É apenas o cumprimento de uma lei do Sistema Nacional de Unidade de Conservação que foi aplicado de 0,5% em cima do custo final do projeto de uma empresa”, informou.

O secretaria de Meio Ambiente informou que a prefeitura tem o prazo de um ano para solucionar a questão, conforme termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)