Publicidade

Estado de Minas

Ministro da Educação diz que nem o "melhor esquema de segurança" evitaria tragédia em Janaúba

Mendonça Filho também informou que a pasta fará um repasse de R$4 milhões para a construção de uma nova creche e reformas em escolas da cidade


postado em 16/10/2017 12:19 / atualizado em 16/10/2017 12:52

O Ministro da Educação, Mendonça Filho, desembarcou na manhã desta segunda-feira no Aeroporto de Montes Claros, no Norte de Minas, de onde seguiu viagem para Janaúba.

A visita ocorre onze dias depois da tragédia na creche Gente Inocente, que terminou com a morte de nove crianças, da professora Heley de Abreu Batista e do vigia Damião Soares dos  Santos. Ele ateou fogo no próprio corpo e em alunos do centro educacional. 
 
Questionado por jornalistas sobre os problemas de segurança nas creches públicas, o ministro disse que nem o melhor esquema poderia ter evitado a tragédia. “O modo como aconteceu (a tragédia) foi uma situação que mesmo se tendo o melhor em termos de segurança não é fácil prever. Mas não vim aqui fazer essa avaliação do ponto de vista técnico e judiciário da tragédia, vim trazer minha solidariedade e apresentar soluções com relação à ampliação do atendimento na educação infantil de Janaúba.”
 
Mendona Filho afirmou, durante o desembarque, que a responsabilidade de segurança nas creches públicas é das prefeituras. “Não há relação direta do Ministério da Educação com relação a manutenção e aspectos de segurança pública em creches do Brasil todo. Dentro da política nacional, a atribuição constitucional da manutenção da educação infantil é dos municípios.”

À tarde, Mendonça Filho se reunirá com o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes (PSDB) e deverá visitar escolas e creches da cidade. O Ministro informou que o Governo Federal fará um repasse de cerca de R$4 milhões ao município, que serão utilizados na construção de uma nova creche e de uma quadra coberta em uma escola municipal de Janaúba.

As obras serão feitas com verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, mas não contemplaram as reformas na Creche Gente Inocente, onde ocorreu a tragédia. O local será remodelado com investimentos de empresários de Montes Claros e Janaúba, segundo Mendonça Filho. 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade