(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura começa levantamento de focos de dengue por região em BH

Agentes vão percorrer 45 mil imóveis da capital para realizar o LIRAa. Índice de infestação recomendado para evitar epidemia é de 1%


postado em 16/10/2017 12:16 / atualizado em 16/10/2017 12:22

Garrafas estão entre os objetos que se não estiverem armazenados adequadamente podem ser transformar em criadouros do mosquito(foto: Marina Costa/PBH)
Garrafas estão entre os objetos que se não estiverem armazenados adequadamente podem ser transformar em criadouros do mosquito (foto: Marina Costa/PBH)
Começou, nesta segunda-feira, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), pesquisa realizada pela prefeitura para identificar as áreas com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya e os criadouros predominantes. Ao todo, serão visitados 45 mil imóveis em Belo Horizonte.

O Ministério da Saúde padroniza que o índice de infestação larvária recomendado para evitar epidemia é de até 1%. O LIRAa é realizado três vezes por ano, em janeiro, março e outubro. Neste ano, o levantamento de janeiro em BH atingiu 1,3% e 1% em março.

Na próxima quinta-feira, dia 19, haverá panfletagem e abordagem educativa da população na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, conscientizando sobre a importância de manter imóveis e lotes limpos para evitar a presença dos focos de dengue.

Números


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro e outubro deste ano, foram confirmados 806 casos de dengue na capital mineira. Há 672 casos notificados pendentes de resultado. Mais de 7,5 mil foram investigados e descartados.

No mesmo período, foram confirmados 70 casos de chikungunya, 38 deles contraídos fora de Belo Horizonte. Já os casos de zika são 17. Há 134 casos notificados para a doença, desses 98 são de residentes de Belo Horizonte e 36 de outras cidades.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)