Publicidade

Estado de Minas

Feira de orquídeas movimenta final de semana em BH

Com entrada gratuita, o evento também promoverá diversas atividades voltadas aos interessados no cultivo das orquídeas


postado em 12/10/2017 13:20 / atualizado em 12/10/2017 13:24

Atração deste ano, a orquídea Cattleya warneri é típica do sudeste do país(foto: Amo/Divulgação)
Atração deste ano, a orquídea Cattleya warneri é típica do sudeste do país (foto: Amo/Divulgação)
Os amantes de orquídeas já têm programação voltada para esse cultivo neste final de semana. Isso porque entre os dias 13 e 15 de outubro, Belo Horizonte recebe a 38ª Feira de Exposição Nacional de Orquídeas, promovida pela Associação Mineira de Orquidófilos (AMO), que contará com espécies do Brasil e do mundo, em especial a atração principal desta estação: a orquídea Cattleya warneri. O evento será realizado no Minascentro, e promoverá diversas atividades gratuitas aos presentes.

Variadas espécies, mudas e materiais de cultivo estarão expostas na feira para apreciação e para compra entre os 26 estandes de produtores de orquídeas. Já a exposição contará com 500 orquídeas –  algumas raras – que são cultivadas pelos amantes da planta de todo o país e que, com o aval de especialistas, disputarão por um lugar ao pódio e por prêmios de acordo com categorias e espécies. Na oportunidade, serão expostas fotos de vencedores do concurso de fotografia realizado no ano passado, em parceria com o Pedro Cine Foto. 

De acordo com Denise Vasconcelos, presidente da AMO, a feira tem o intuito de aproximar os amantes de orquídeas. "Além disso, a expectativa é de atrair as pessoas que querem entender um pouco mais sobre essas plantas. O evento é uma oportunidade de reunir a família e aproveitar os dias depois do feriado de 12 de outubro", comenta Vasconcelos. A expectativa da associação é que, neste ano, a feira receba cerca de 12 mil visitantes. 

Atividades

Diversas ações farão parte da feira voltada para orquidófilos – quem cultiva orquídia –, orquidólogos – especialistas na planta –, e interessados. Serão oferecidos, na oportunidade, cursos sobre cuidados, plantio e manutenção de orquídeias, como também uma oficina sensorial voltada para pessoas com deficiência visual. Orfetado pelo Instituto São Rafael, o objetivo do curso é dar a conhecimento a beleza das orquídeas a essas pessoas. 

Profissionais com deficiência do instituto também realizarão a quick massage, uma prática que é feita a partir de adaptações das técnicas orientais anmá shiatsu. Essas manobras proporcionam o relaxamento muscular em poucos minutos.

As crianças poderão aprender a plantar e cultivar orquídeas na feira, e levarão para a casa as que plantarem. Trata-se de um curso também promovido na oportunidade chamado de "Minha Primeira Orquídea". Voltado para crianças acima de 6 anos, o curso dura 1h30 e terá horários específicos no sábado e no domingo. 

Serviço

38ª Feira Nacional de Orquídeas
Local: Minascentro (Rua Guajajaras, 1.022 - Centro - Belo Horizonte-MG)
Data: 13, 14 e 15 de outubro
Horários: 9h às 20h (sexta), 9h às 20h (sábado) e 9h às 17h (domingo)
Entrada Gratuita

*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade