(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Massa de ar quente eleva temperatura em BH onde só deve chover após dia 20

Calor desta semana está acompanhado de tempo seco, com umidade relativa do ar em torno de 40% na capital e de 13% no Triângulo Mineiro. Retorno da chuva na semana que vem será marcado por temporais e ventania.


postado em 09/10/2017 17:44 / atualizado em 09/10/2017 17:54

Depois de dias de chuva intensa e vendavais na semana passada, o calor voltou a se instalar em Belo Horizonte e demais regiões de Minas. A chegada de uma massa de ar seco ganhou intensidade, provocando queda de umidade e suspendendo os dias chuvosos no estado.

A previsão meteorológica é de que, pelo menos até o fim desta semana, o tempo permaneça quente e seco, com temperaturas na casa dos 30 graus, na capital e região metropolitana. No Triângulo Mineiro, o calor está ainda mais forte. Hoje, os termômetros marcaram 38,6 graus em Campina Verde e a umidade relativa do ar chegou a 13%. Os índices adequados devem estar em torno de 30% e, abaixo de 12% já são tratados como clima de deserto.

De acordo com o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia, esse período de início da primavera é de transição entre dias quentes e chuvosos. A alteração do atual sistema só deve ocorrer a partir do dia 20, com a chegada de uma frente fria vinda da Região Amazônica para o Sudeste do país. 

“Há uma tendência de que, no final de outubro, as chuvas fiquem mais frequentes”, afirma Luiz Ladeia, lembrando que as próximas chuvas devem novamente ocorrer em forma de temporais, acompanhadas de ventos fortes. Somente em novembro, segundo ele, é que a chuva deve ocorrer de forma intermitente. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)