(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva ajuda e número de cidades mineiras em rodízio de água sai de 41 para 33

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as precipitações ajudam o Sistema Paraopeba que teve alta em seu nível pelo segundo dia consecutivo


postado em 04/10/2017 18:34 / atualizado em 04/10/2017 18:42

Cidades estavam em restrição hídrica por causa do longo período de estiagem(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
Cidades estavam em restrição hídrica por causa do longo período de estiagem (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)

Depois de um período longo de estiagem, várias cidades mineiras passaram a adotar o rodízio no abastecimento de água. Com a chegada da chuva, a situação começa a melhorar. Nos últimos dias, o número de municípios que são atendidos pela Copasa e que estavam em restrição hídrica caiu de 41 para 33. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as precipitações ajudam o Sistema Paraopeba que teve alta em seu nível pelo segundo dia consecutivo.

O rodízio no abastecimento de água teve que ser adotado pela Copasa por causa do longo período de estiagem. Segundo a Companhia, diversos mananciais tiveram redução em seus níveis o que afetou a produção e distribuição do recurso. Porém, a situação apresentou melhora desde a semana passada por causa das precipitações que atingiram várias regiões do estado.

''Antes das chuvas dos últimos dias, em 41 localidades mineiras, estava sendo adotado o rodízio do abastecimento, como parte do Plano de Racionamento que inclui, entre outras medidas emergenciais, a perfuração de poços, apoio de caminhões-pipa e melhorias operacionais dos sistemas, quando necessário'', explicou por meio de nota. Hoje, são 33 cidades que permanecem em rodízio.

Os municípios com restrição de água são: Abaeté, Águas de Contendas, Arcos, Astolfo Dutra, Bom Despacho, Capitão Enéas, Catuti, Engenheiro Caldas e o distrito de São José do Acácio, Fernandes Tourinho, Ibiracatu e o distrito de Bonança, Igaratinga, Itapecerica, Lagamar, Mato Verde e o distrito de São João do Bonito, Montes Claros, Pai Pedro, Paracatu, Pedra Azul, Perdigão, Periquito, Poté, Resplendor e o distrito de Calixto, Revés do Belém e o distrito Bom Jesus do Galho, Riacho dos Machados, Santa Efigênia de Minas, Santo Antônio do Monte, Sobrália, Taiobeiras, Tumiritinga e o distrito de São Geraldo do Tumiritinga, Ubá, Urucânia, Varzelândia e Visconde do Rio Branco.

Sistema Paraopeba

O conjunto de reservatórios que abastece as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte também vem se recuperando. Pelo segundo dia consecutivo, o Sistema Paraopeba apresentou alta em seu volume de água. Em 3 de setembro, estaca com 53,1% de seu volume total. Esse valor caiu diariamente até segunda-feira, quando chegou a 47,8%. O temporal que atingiu Belo Horizonte e municípios vizinhos ajudou. Terça-feira chegou a 48,1%, e hoje está em 48,3%. “Com as chuvas dos últimos dias o volume de água armazenado nos reservatórios do Sistema Paraopeba – Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores, de domingo até hoje, 04/10, aumentou 750 mil metros cúbicos de água”, afirma a Copasa.

Outro manancial da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Rio das Velhas, que tem captação por fio d'água, teve o aumento na vazão de 9 metros cúbicos por segundo para 13 metros cúbicos por segundo em 24 horas. Já o rio Paraopeba passou de 5 para 7 metros cúbicos por segundo no mesmo período.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)