(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH limpa bueiros para evitar enchentes na Avenida Vilarinho

A SLU informa que 938 bocas de lobo já foram limpas. Coleta de lixo domiciliar na Avenida Vilarinho ocorrerá no período da noite


postado em 27/09/2017 09:45

Funcionários da PBH fazem limpeza de boca de lobo próximo a Avenida Vilarinho(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Funcionários da PBH fazem limpeza de boca de lobo próximo a Avenida Vilarinho (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) intensificou as ações de prevenção para o período de chuvoso, que começa no próximo mês, na Região de Venda Nova. A desobstrução de bocas de lobo contemplará toda a extensão da Avenida Vilarinho até o fim deste mês, enquanto a coleta domiciliar será toda unificada para o período noturno. O trabalho da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), em conjunto com a Gerência de Infraestrutura da Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova, prevê aplicação de jatos de água nas bocas de lobo e bueiros como complemento das ações manuais.

A região de Venda Nova, especialmente as áreas da bacia do Isidoro, que compreendem os córregos Vilarinho, Marimbondo e Lareira, é um local com grande risco de alagamentos e inundações. Em dezembro do ano passado, moradores dessa região viveram momentos de pânico por causa das enchentes. No dia 12, passageiros chegaram a ficar ilhadas em um uma linha do Move por conta do volume de água. Comerciantes perderam produtos e carros foram arrastados.

 "Nós começamos a execução da limpeza das bocas de lobo no dia 11. Fizemos a limpeza de todas e de outas vias que tem histórico de alagamento. É uma situação para se prevenir, tomando os devidos cuidado para amenizar mas riscos. Mas, essas ações por si só não vão impedir as enchentes”, afirma Clarício Tolentino de Aguiar, gerente regional de Limpeza Urbana Venda Nova.

Entre os trabalhos, está prevista também a implantação de dois Pontos Limpos em lugares críticos de deposições clandestinas existentes na avenida e a ação de hidrojateamento de bocas de lobo, com caminhão específico para essa ação. Até então, 938 bocas de lobo foram limpas. Também ocorre ação educativa dos técnicos do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, dialogando com a população sobre os perigos do descarte irregular de resíduos em todas as épocas do ano, principalmente durante o período chuvoso, e sobre a adequação do horário da coleta domiciliar, que passa a ser noturna em toda a extensão da via.

ALERTAS Em Venda Nova, a Defesa Civil vai passar a enviar alertas, por meio de um aplicativo de celular, sobre o risco de inundação na Avenida Vilarinho. E, ontem, equipes da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) cadastraram moradores do completo da Rua Sustenido, no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul de BH, para o recebimento dos alertas. A partir do cadastro, os moradores também vão receber mensagens pelo celular.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)