(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alunos de faculdades da Av. Vilarinho terão treinamento para casos de alagamento

Com o período chuvoso se aproximando, Defesa Civil de BH vai realizar uma série de palestras sobre cuidados que devem ser tomados em alagamentos


postado em 21/09/2017 09:44 / atualizado em 21/09/2017 16:02

Ver galeria . 6 Fotos Córrego transbordou e alagou trecho da avenida Vilarinho. É o segundo alagamento em menos de uma semanaYuri Mendes Kazzaz/Divulgação
Córrego transbordou e alagou trecho da avenida Vilarinho. É o segundo alagamento em menos de uma semana (foto: Yuri Mendes Kazzaz/Divulgação )
Estudantes das faculdades e universidade situadas na Avenida Vilarinho e entorno, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, vão participar de uma série de palestras com orientações e medidas que devem ser tomadas em casos de alagamento. A primeira delas será realizada na noite desta quinta-feira, no Centro Universitário Una – Campus Linha Verde.

A iniciativa é da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte. “O período chuvoso começa no próximo mês e pode ocasionar a ocorrência de chuvas de forte intensidade. A região de Venda Nova, especialmente as áreas da bacia do Isidoro, que compreendem os córregos Vilarinho, Marimbondo e Lareira, pode ser afetada por causa dos grandes volumes de água, ocasionando alagamentos e inundações”, explica a nota do órgão.

Diante disso, seguindo as recomendações do Marco Sendai para Redução do Risco de Desastres da Organização das Nações Unidas (ONU), o órgão vai capacitar os universitários, promovendo uma cultura de prevenção com uso de sistemas de alerta precoce, percepção do risco e adoção de medidas de auto proteção e proteção da comunidade.

Em dezembro do ano passado, moradores de Venda Nova viveram momentos de pânico por causa das enchentes. No dia 12, passageiros chegaram a ficar ilhados em um ônibus do Move por conta do volume de água. Comerciantes perderam produtos e carros foram arrastados.



Ainda nesta quinta-feira, a Câmara Municipal de Belo Horizonte vai receber o seminário “Programa Estrutural das Áreas de Risco”, para discutir políticas de prevenção de desastres durante o período chuvos. Entre as presenças confirmadas estão o coronel Alexandre Lucas Alves, coordenador da Defesa Civil de BH, e o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão.
Ver galeria . 9 Fotos Chuva provoca alagamento e deixa rastro de destruição na Avenida VilarinhoDivulgação/
Chuva provoca alagamento e deixa rastro de destruição na Avenida Vilarinho (foto: Divulgação/ )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)