(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio em vegetação assusta moradores do Condominio Retiro das Pedras, na Grande BH

Por cerca de quatro horas, fogo na Serra da Calçada seguiu em direção a área residencial do Condomínio Retiro das Pedras. Pelo menos duas casas ficaram próximo às chamas, com risco de serem queimadas


postado em 15/09/2017 22:27 / atualizado em 15/09/2017 23:03

Ver galeria . 11 Fotos Chamas se alastram rapidamente pela vegetação próximo ao Condomínio Retiro das Pedras em noite de tempo seco e ventos fortesMarcos Vieira/EM/D.A.PRess
Chamas se alastram rapidamente pela vegetação próximo ao Condomínio Retiro das Pedras em noite de tempo seco e ventos fortes (foto: Marcos Vieira/EM/D.A.PRess )

Uma noite de medo, foi o que os moradores do Condomínio Retiro das Pedras, no limite de Nova Lima e Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, viveram nesta sexta-feira com o fogo se alastrando na mata em direção às casas. A gestora ambiental Simone Bottrel, de 53, disse que foram quase quatro horas de tensão, até que o incêndio foi parcialmente contido no residencial.

Depois de quase quatro horas de combate, as chamas não foram totalmente debeladas e um fio de fogo seguia em direção ao local conhecido como “forte”, na parte alta do condomínio. Além de militares do Corpo de Bombeiros, brigadistas da Vale e do próprio condomínio trabalhavam para evitar uma retomada do incêndio na área habitada.

De acordo com a gestora ambiental, que mora há 17 anos no condomínio, é a segunda vez que vive uma situação de um incêndio de grandes proporções em vegetação na área. “As pessoas ficaram assustadas. Já estavam apreensivas com o fogo na parte alta da Serra da Calçada durante todo o dia. Quando o fogo veio em direção às casas, chegando bem perto de duas delas, uma inclusive com o jardim parcialmente atingido, saímos para fora para monitorar a situação”.

Alerta no Parque do Rola Moça

Mesmo com a contenção dos incêndios, militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas seguiam de prontidão no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, entre Belo Horizonte e Brumadinho, vizinho ao condomínio, para evitar que o fogo voltasse a consumir áreas de vegetação seca na unidade de conservação.

Depois de um longo trabalho, que contou com mais de 30 pessoas, três focos de queimadas foram controlados à tarde. Dois deles foram em áreas de mananciais. As causas ainda estão sendo apuradas, mas há suspeita de terem sido criminosos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)