(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

STF: Presidente afastado da Vale não precisa ir à CPI de Brumadinho

Segunda turma decidiu que Fábio Schvartsman não é obrigado a ir


postado em 28/05/2019 16:59 / atualizado em 28/05/2019 18:45

Fabio Schvartsman se afastou do comando da empresa no início de março(foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Fabio Schvartsman se afastou do comando da empresa no início de março (foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (28) que o presidente afastado da Vale, Fabio Schvartsman, não é obrigado a prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho (MG), instalada na Câmara dos Deputados.

No dia 4 de junho, Schvartsman foi convocado para falar sobre o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, na cidade mineira.

Atendendo a um habeas corpusprotocolado pela defesa, o colegiado entendeu que o presidente afastado não é obrigado a comparecer à CPI. A decisão foi obtida com base em um empate na votação e prevaleceu o voto proferido pelo relator, ministro Gilmar Mendes, favorável a Schvartsman.

Segundo o ministro, o comparecimento compulsório de um investigado na CPI é um instrumento ilegal e de intimidação. No pedido, os advogados afirmaram que Schvartsman ficaria em silêncio e não responderia a perguntas dos parlamentares. O ministro Celso de Mello seguiu voto de Gilmar Mendes. Edson Fachin e Cármen Lúcia entenderam que o presidente poderia ficar em silêncio, mas deveria comparecer. Ricardo Lewandowski não participou da votação.

Em março, Fabio Schvartsman e três diretores da mineradora foram afastados temporariamente por decisão do Conselho de Administração da empresa. Segundo nota divulgada à imprensa, os pedidos de afastamento foram feitos pelos próprios executivos, depois de recomendação do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, do Ministério Público de Minas Gerais e da Polícia Civil do estado.

O rompimento da barragem ocorreu em janeiro. Mais de 230 corpos foram retirados dos rejeitos pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Quebra de sigilo


Horas depois da decisão do STF, o deputado Rogério Correia (PT-MG), relator da  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho, informou que será pedido a quebra do sigilo telefônico de Fábio Schvartsman.  “Vamos fazer um requerimento pela quebra do sigilo telefônico e bancário do senhor Schvartsman”, diz. “O objetivo é apurar todas as ligações e movimentações no período que antecede e procede o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho”, completou. “O ex-presidente da Vale dá todas as provas de que não quer ser investigado. Sua solicitação de liberação pelo STF o coloca ainda mais sob suspeita, pois ele sabe que há muito a esconder e que colocaremos em questionamento as perguntas de toda a população”, finalizou o deputado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)