Publicidade

Estado de Minas

Dia D de vacinação acontece neste sábado em Minas Gerais

Estarão disponíveis vacinas, no Sistema Único de Saúde (SUS), contra varíola, o sarampo, rubéola, polio, sarampo, caxumba, e febre amarela


postado em 15/09/2017 13:40 / atualizado em 15/09/2017 14:11

O Calendário Nacional de Vacinação atual dispõe de 14 vacinas para as crianças e sete para os adolescentes(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O Calendário Nacional de Vacinação atual dispõe de 14 vacinas para as crianças e sete para os adolescentes (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

As crianças e adolescentes entre 0 a 15 anos têm a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação neste sábado no Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Atualização das Cadernetas de Vacina. Estarão disponíveis vacinas, no Sistema Único de Saúde (SUS), contra varíola, o sarampo, rubéola, polio, sarampo e caxumba. Em Minas Gerais também será ofertada a imunização contra a febre amarela. Na capital mineira, todos os 152 Centros de Saúde vão funcionar de 8h às 17h.

A ação realizada em todo país é para tentar atrair um público que é resistente à vacina, que é da faixa etária entre 9 e 14 anos. Além disso, há também grupo de pais que acreditam não ser necessário a vacinação. Neste sábado, os postos de saúde vão abrir para receber as pessoas que não podem ir aos locais em dias de semana. Todas as vacinas serão seletivas, ou seja, a dose a ser recebida pela criança ou adolescente vai depender da situação da sua caderneta de vacinação. O Calendário Nacional de Vacinação atual dispõe de 14 vacinas para as crianças e sete para os adolescentes.

Neste ano, a campanha é realizada em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação. Com isso, ações de vacinação em escolas também estão sendo realizadas.

No Brasil, doenças como a varíola, o sarampo, rubéola e a polio foram erradicadas devido aos esforços de vacinação. Mas casos recentes de caxumba no país e a ocorrência de outras enfermidades, como o sarampo, em outras partes do mundo, reforça o chamado para a imunização, diante da possibilidade de retorno desses males.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade