(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mães fazem 'mamaço' para chamar atenção para os benefícios da amamentação

Evento, no Hospital Metropolitano Odilon Behrens, faz parte da programação Agosto Dourado


postado em 28/08/2017 20:15 / atualizado em 28/08/2017 21:24

 

Cerca de 30 mulheres participaram do 'mamaço'(foto: Comunicação HOB/ divulgação)
Cerca de 30 mulheres participaram do 'mamaço' (foto: Comunicação HOB/ divulgação)
Pelo direito de amamentar em qualquer lugar. Dezenas de mulheres se reuniram na manhã desta segunda-feira em um "mamaço"  do jardim Hospital Metropolitano Odilon Behrens. O evento contou com a participação das mães lactantes internadas na instituição e profissionais da saúde para chamar a atenção para a importância da amamentação.

O aleitamento é um dos momentos mais importantes da maternidade, garantido por lei, beneficiando tanto a saúde das crianças quanto das mães. Segundo Flávia Cardoso Rodrigues, pediatra coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Odilon Behrens, o leite materno é o alimento mais completo para o bebê – contendo anticorpos, vitaminas, proteínas, água, sais minerais.

"Muitas mães relatam que se sentem constrangidas quando amamentam o seus filhos em público. Precisamos mudar isso, precisamos mostrar que não existe um local ideal para alimentar uma criança", pontuou a especialista. Ela afirma que é importante a resistência das mães: "Ainda existe a sexualização da mulher ao colocar os seios 'para fora'. As pessoas precisam entender que trata-se de um ato de carinho. Precisamos criar esse hábito para, assim, torná-lo algo natural", completa a médica.

A especialista também destaca a questão das mães de prematuros que podem amamentar por meio da ordenha do seu leite no posto de coleta. "Uma forma de contribuir para a recuperação mais rápida do bebê", diz a especialista.  

Além das inúmeras vantagens que a amamentação oferece para a criança, a mãe também é beneficiada com o a redução do risco de hemorragias – devido à redução do sangramento no pós-parto – e de câncer de mama e de ovário, com a perda mais rápida de peso e prevenção contra uma nova gravidez.

A ação fez parte do "Agosto Dourado" e contou com palestras e discussões científicas sobre o tema. Em junho de 2016, foi sancionada a Lei Municipal 10.940/2016 para assegurar o aleitamento, prevendo multa ao estabelecimento que impedir ou constranger a lactante. Em dezembro, foi a vez do estado de Minas Gerais regulamentar esse mesmo direito, pela Lei 22.439/2016.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)