(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hospital Sofia Feldman inaugura banco de leite humano para amamentação

Unidade espera aumentar o número de doações com o novo espaço e salvar a vida de bebês internados que precisam do alimento para sobreviver


22/06/2017 12:48 - atualizado 22/06/2017 13:02

Kalil participou da inauguração e ouviu as palavras da enfermeira Cíntia Ribeiro (na foto com o microfone), que vai coordenar o banco de leite. A primeira dama de BH, Ana Laender, acompanhou o prefeito (do lado esquerdo de Cíntia)
Kalil participou da inauguração e ouviu as palavras da enfermeira Cíntia Ribeiro (na foto com o microfone), que vai coordenar o banco de leite. A primeira dama de BH, Ana Laender, acompanhou o prefeito (do lado esquerdo de Cíntia) (foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)
Centenas de pessoas acompanharam, na manhã desta quinta-feira, a inauguração do banco de leite humano do Hospital Sofia Feldman, no Bairro Tupi, Norte de Belo Horizonte, instituição que possui a maior unidade neonatal de Minas Gerais, com 250 internações mensais de bebês de 300 municípios mineiros.

O novo espaço, que foi credenciado pelo Ministério da Saúde, terá condições de pasteurizar o leite doado pelas mães em fase de amamentação e destinar o alimento para os bebês internados no hospital. Antes, todo o leite coletado no Sofia era encaminhado para a Maternidade Odete Valadares, que pasteurizava o leite e devolvia apenas metade ao Sofia, por conta da parceria entre as duas instituições.

Agora, 100% do leite doado será revertido aos bebês internados na neonatalogia e será possível ampliar a coleta para alcançar um número maior de doadoras, segundo a coordenadora do banco de leite, Cíntia Ribeiro.

“O ideal é que mãe retire o leite para o bebê que esteja internado na UTI, mas sabemos que nem sempre é possível. Por exemplo, a mãe de um bebê, que nasce muito antes do planejado, não consegue tirar a quantidade de leite que ele precisa. A doação das de outras mães, portanto, é extremamente importante. Esse leite doado será pasteurizado e dado aos bebês cujas mães têm dificuldade”, afirma Cíntia.

Durante a cerimônia, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), e a primeira dama Ana Luiza Laender, que participaram do evento, se emocionaram com uma apresentação musical no momento da abertura do novo espaço.

Kalil destacou que não pretende fazer viadutos, pontes ou metrô antes que hospitais como o Sofia possam andar com suas próprias pernas. “Isso sim é uma grande obra, que vai beneficiar mães e crianças, e ajudar tanto quem tem excesso de leite como quem tem falta. Iniciativas como essa enchem a população e o prefeito de orgulho”, afirma.

Cíntia Ribeiro explicou ainda que as mães que quiserem doar precisam estar amamentando e podem entrar em contato com a equipe do hospital pelo telefone 3408-2256. Técnicos vão até a casa das doadoras e avaliam várias questões de saúde para checar o pré-natal e ensinar a fazer a extração manual do leite.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)