(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AMAMENTAÇÃO

Hospital da Unimontes amplia coleta de leite humano em Montes Claros

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo


04/02/2023 17:18 - atualizado 04/02/2023 21:03

Foto mostra banco do leite humano
Coleta de Leite Humano do Hospital da Unimontes amplia atendimento (foto: Wesley Gonçalves/HUCF/divulgação)

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação exerce papel fundamental na vida dos bebês, que, nos primeiros seis meses de vida, devem receber exclusivamente o aleitamento materno, sem nenhuma complementação. Essa importância do leite materno é destacada na maternidade do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Com atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde, o Hospital da Unimontes conta um com posto de coleta do leite humano, destinado aos recém-nascidos cujas mães têm dificuldades para amamentar.


De acordo com números divulgados pelo hospital, o posto-coleta recebeu 642,92 litros de leite humano em 2022, com um crescimento de 15,3% em relação à quantidade registrada em 2021 (563,08 litros). No ano passado, a unidade contou com 256 mães doadoras cadastradas.

Os estoques do posto de coleta da unidade hospitalar ajudam a salvar vidas, pois a doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades de Terapia (UTI) Neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida.

Em 2022, 266 recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HUCF atendidos foram contemplados com o leite materno recebido no posto de coleta do hospital, registrando uma alta de 22,9% em relação a 2021.

 

Rede de bancos de leite humano

 

O Hospital da Unimontes integra a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), iniciativa do Ministério da Saúde que consiste em uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As ações envolvem coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.

A rBLH-BR reúne 222 bancos de leite humano presentes todos estados brasileiros, com 217 postos de coleta. Com essa estrutura de atendimento, destaca o Ministério da Saúde, “o Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, sendo referência internacional por utilizar estratégias que aliam baixo custo e alta qualidade e tecnologia”.

 

Doação do Rotary


Em janeiro, o posto de coleta de leite materno do Hospital da Unimontes recebeu a doação de um freezer e de 96 potes de 300 ml cada, feita pelo Rotary Clube Montes Claros Leste.

O freezer e os potes doados servirão para a captação, recolhimento e armazenamento de leite humano e de mães doadoras para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas suas mães.

A doação foi efetivada em solenidade realizada no Hospital Universitário, com as presenças de representantes do Rotary, do reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, e do vice-reitor da instituição, Dalton Caldeira Rocha. O freezer e os potes foram adquiridos com recursos da Fundação Rotária Internacional.

Na oportunidade, a presidente do Rotary Montes Claros Leste, Felicidade Tupinambá, salientou que, anualmente, a Fundação Rotária Internacional lança editais para que os rotarianos possam encaminhar projetos com demandas da comunidade a serem apoiados pela instituição. Lembrou que, recentemente, tomou conhecimento de que o posto de coleta do HUCF reivindicava mais um freezer para aumentar sua capacidade de atendimento.

“Não pensamos duas vezes em apresentar o projeto para aquisição do equipamento junto à Fundação Rotária para tal sua relevância. E fomos prontamente atendidos”, relatou Felicidade Tupinambá. Ela destacou que o material doado vai permitir a ampliação do atendimento às mães e aos recém-nascidos.

Por sua vez, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, agradeceu ao Rotary Clube Montes Claros Leste pela doação e pelo “bonito gesto” em favor da humanização do atendimento do Hospital Universitário.

 

Serviço

 

Quem quiser se tornar doadora do Posto de Coleta de Leite Humano do HUCF pode entrar em contato pelos telefones (38) 3224-8314 ou (38) 3224-8329.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)