(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protesto de servidores fecha parte da Avenida Afonso Pena

Categoria protestou em frente à prefeitura nesta manhã. Trânsito precisou ser desviado no Centro


postado em 23/08/2017 10:45 / atualizado em 23/08/2017 12:56

(foto: Fred Bottrel/EM/DA Press)
(foto: Fred Bottrel/EM/DA Press)
Servidores públicos municipais participaram de uma manifestação na manhã desta quarta-feira na Avenida Afonso Pena, em frente a Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro. Segundo a BHTrans, por volta das 10h45, o trânsito foi totalmente interditado no sentido Mangabeiras e precisou ser desviado para a Rua da Bahia. A lentidão chegava até a Rua dos Caetés.


De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos de Minas Gerais (Sindibel), em assebleia no último dia 19, a categoria rejeitou a proposta de reajuste salarial da prefeitura de 2,53% nos vencimentos e 2,85% no vale refeição. Ainda na reunião, o servidores deliberaram pela deflagração da greve nesta quarta, com protesto a partir das 9h em frente a PBH, onde também será realizada uma nova assembleia.  

“A decisão foi tomada levando-se em consideração o crescimento de 6% na arrecadação da prefeitura e o estudo realizado pelo DIEESE, que apontou que o gasto com a folha em relação à receita corrente líquida e à Lei de Responsabilidade Fiscal está em 36,53%, o que coloca Belo Horizonte em uma situação extremamente confortável em comparação com outros municípios e estados da federação”, informou o sindicato, por meio de nota.

“Também conforme o estudo, caso o reajuste fosse de 15%, apenas recompondo as perdas que estão acumuladas pelos servidores, este comprometimento ainda estaria abaixo dos 40% da Lei de Responsabilidade Fiscal”, finaliza. A BHTrans informou que o protesto foi encerrado às 11h45, e o trânsito foi liberado.

No início da tarde, o Sindibel informou que os trabalhadores decidiram continuar rejeitando a proposta de reajuste salarial apresentada pela prefeitura, mas também deliberaram por não entrar em greve neste momento. Eles vão formar uma comissão que vai atuar na mobilização para paralisações pontuais e novas estratégias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)