(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia investiga se tentativa de suicídio tem relação com Baleia Azul em Juiz de Fora

O garoto, de 15 anos, foi encaminhado para a Unidade de Pronto-Atendimento São Pedro pela mãe depois de ter ingerido diversos tipos de medicamentos


postado em 25/07/2017 15:33 / atualizado em 25/07/2017 21:51

A Polícia Civil de Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata, abriu inquérito para apurar a participação de um adolescente de 15 anos no jogo Baleia Azul, que incentiva o suicídio de seus jogadores. O garoto foi encaminhado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) São Pedro pela mãe depois de ter ingerido diversos tipos de medicamentos. Sem dar detalhes, a mulher afirmou aos policiais militares, acionados pela assistente militar da unidade de saúde por volta das 20h, que acredita que ele esteja participando do jogo macabra.

O conselho tutelar acompanha o caso, repassado para a Polícia Civil nessa segunda-feira. O delegado Luciano Vidal, da 2ª Delegacia, abriu inquérito para apurar as informações passadas pela mãe. Ela e amigos do adolescentes devem ser convocados para depor nos próximos dias.

Criado na Rússia, o jogo Baleia Azul estaria relacionado a 130 mortes de jovens naquele país. O “game” consiste na realização de 50 desafios de dificuldade crescente, ordenados por um “mediador”, que trazem risco de vida, induzem à automutilação e culminam com o autoextermínio. A Polícia Civil de Minas já investiga outros casos de pessoas que se mutilaram (duas) ou se mataram (duas), supostamente por causa do jogo macabro.

O primeiro registro foi de um jovem de 19 anos que se matou em Pará de Minas, na Região Centro-Oeste do estado. Em Leopoldina, na Zona da Mata, é investigada a participação de um jovem de 18 anos no jogo. A mãe do garoto procurou a polícia em 13 de abril, informando que o filho estava participando do jogo e que tinha cortes no braço reproduzindo a imagem de uma baleia. Os traços teriam sido feitos com a ajuda de uma colega de sala do filho, que o teria incentivado a entrar no game.

Em Belo Horizonte, um adolescente de 16 anos foi encontrado morto no Bairro Ribeiro de Abreu, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Apesar de a princípio a Polícia Civil não relacionar o caso ao “game”, familiares da vítima suspeitam que haja relação. Em Manhuaçu, na Zona da Mata, uma adolescente de 13 anos foi encontrada desmaiada dentro de casa, depois de ingerir cartelas de um medicamento para tratamento de epilepsia e outra para dores musculares. Ela seria jogadora do Baleia Azul.

Operação

Na última terça-feira, 18, a Polícia Civil do Rio de Janeiro fez uma operação para identificar os curadores do jogo. A ação foi realizada em diferentes cidades, inclusive em Minas Gerais. Um homem, Matheus Silva, de 23 anos, foi detido na favela de Nova Era, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Contra ele, havia um mandado de prisão temporária. Segundo a delegada Fernanda Fernandes, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), ele confessou ser o "curador" de 30 jogadores, ou seja, o responsável por cobrar o cumprimento de tarefas que incluem automutilação e até o suicídio. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belo Horizonte, Sete Lagoas, na Região Central, e Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde celulares e computadores foram apreendidos.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)