(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Camelôs garantem que vão continuar nas ruas mesmo com ordem de desocupar o Hipercentro de BH

A proposta da PBH é de que os ambulantes sejam realocados em shoppings populares e feiras e ainda passem por cursos de capacitação


postado em 01/07/2017 06:00 / atualizado em 01/07/2017 07:57

Esquinas da área central têm bancas com todo tipo de produto. Apreensões podem começar hoje(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Esquinas da área central têm bancas com todo tipo de produto. Apreensões podem começar hoje (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Com o fim do prazo dado pela Prefeitura de Belo Horizonte para os camelôs deixarem o Hipercentro da capital, o sentimento de apreensão tomou conta dos vendedores. O medo é de que as forças públicas de segurança e a fiscalização comecem a agir hoje para recolher mercadorias. Mesmo assim, ambulantes se dizem dispostos a desafiar a administração municipal e afirmam que vão para a rua, mesmo sem saber se conseguirão vender algo. Sem uma solução imediata, garantem ainda que não vão abandonar suas bancas.

Pela proposta da PBH, os 1.137 ambulantes identificados nessa região da cidade serão realocados em shoppings populares público e particulares e feiras de segurança alimentar. Passarão ainda por cursos de capacitação e podem ter subsídio do poder público para se instalar definitivamente nos centros comerciais – caso projeto nesse sentido seja aprovado pela Câmara Municipal. O decreto que institui o Plano de Ação para o Hipercentro de BH foi assinado no início da semana passada pelo prefeito Alexandre Kalil.

Os camelôs foram avisados e notificados formalmente nos últimos dias sobre a decisão. De acordo com a secretária Municipal de Serviços Urbanos, Maria Fernandes Caldas, só depois dessa etapa começaria a ação fiscal e a retomada do espaço público. Estavam previstas ações em conjunto com as polícias Civil e Militar e a Receita Federal para coibir o comércio ilegal de produtos. A previsão é de que a repressão comece hoje. “Recebemos advertências de maneira bem intimidadora. Hoje (ontem) parou uma Kombi aqui e as pessoas que deveriam orientar disseram que amanhã (hoje) vão descer varrendo tudo”, contou uma ambulante, que preferiu o anonimato.

Vendendo bolsas na esquina das ruas Carijós e Curitiba, ela conta que os ambulantes estão temerosos, mas pretendem resistir. “No cadastro, pegam nosso número de telefone e falam para aguardar em casa. Enquanto isso, faremos o que com as mercadorias? E com as contas que continuam chegando?”, questiona. O marido dela, camelô há 20 anos, não acredita nas propostas de instalação em shoppings e feiras. “Eu sairia da rua, mas se a oferta fosse de algo imediato. Sair daqui para ir para outro lugar e continuar a trabalhar. O que falaram é que temos de esperar e não há previsão sobre quando haverá vagas”, diz.

Movimento
Os ambulantes trabalharam normalmente nesta sexta-feira, com movimento grande em ruas como São Paulo, Curitiba, Tamoios e Carijós. Na confluência da São Paulo com Tamoios e Avenida Amazonas, havia de tudo: de lingerie, passando por frutas e doces até eletrônicos. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos nega que estejam previstas ações fiscais truculentas e não informa dia nem horário das operações.

Pelo projeto da PBH, o primeiro passo será alocar os interessados em uma grande feira de empreendedorismo, por um período de quatro meses. Em vez de boxes, os ambulantes, ao custo de R$ 1 por dia, poderiam trabalhar com bancas em shoppings privados de diversas regiões da capital que aderirem. A oferta para credenciamento dos centros de compras já foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e as propostas devem ser abertas sexta-feira.

Para os próximos dias está prevista a publicação de editais para disponibilizar vagas em novas feiras em todas as regionais da cidade – para comércio de plantas e flores, antiguidades, livros e periódicos, artes plásticas e artesanato, comidas e bebidas. Outro edital vai ofertar ainda 160 vagas para feiras livres que ocorrem semanalmente em vários pontos de BH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)