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Estado de Minas

Circulação mista de veículos nas faixas exclusivas de ônibus já está em teste na capital

Durante o período de teste, que vai durar 90 dias, qualquer veículo poderá circular nessas vias aos sábados, a partir das 14h, domingos e feriados


postado em 25/06/2017 06:00 / atualizado em 25/06/2017 08:37

No primeiro dia de teste do uso misto das vias exclusivas, poucos motoristas aproveitaram a liberação(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
No primeiro dia de teste do uso misto das vias exclusivas, poucos motoristas aproveitaram a liberação (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Nos próximos 90 dias, faixas exclusivas de ônibus em Belo Horizonte terão acesso livre para outros veículos aos sábados, a partir das 14h, e durante todo o domingo, até as 23h59. Nos feriados, as vias também estão liberadas durante todo o dia. Porém, motoristas devem ficar atentos às restrições: no Complexo da Lagoinha e Avenida Vilarinho, as faixas continuam sendo exclusivas para ônibus. Nos corredores do Move das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, somente táxis estão liberados para circular, além dos coletivos.

De acordo com o superintendente de operações da BHTrans, Fernando Pessoa, os equipamentos que monitoram as invasões das faixas exclusivas não serão desativados aos sábados, domingos e feriados. “O sistema vai continuar registrando, mas, no período em que estiver liberado, não serão emitidas multas para os veículos que usarem as pistas”, garantiu Pessoa.

Ontem, no primeiro dia de teste do uso misto das vias exclusivas, poucos motoristas aproveitaram a liberação, apesar de a BHTrans instalar faixas de pano informando sobre a nova medida. “Acho que isso já deveria ser feito. Essas faixas a mais, mesmo que só nos fins de semana, ajudam no trânsito”, disse o analista de sistema Rafael Cirilo, de 35 anos. Já o motorista Kalmon Lopes, de 45, que há 24 anos trabalha com ônibus, não aprovou o teste. “Complica muito para nós que estamos trabalhando. As pessoas em carros de passeio param em qualquer lugar, dirigem desatentas, ficam rodando devagar na pista e prejudicam o trânsito”, justificou.

Fernando Pessoa explica que o teste, que termina em setembro, vai demonstrar na prática se é viável a liberação das faixas sem prejuízo para o transporte coletivo. “É um teste de desempenho. Se apontar que é viável, então a medida torna-se definitiva e será instalada a sinalização própria”. De acordo com dados da BHTrans, nos fins de semana, o volume de ônibus nas ruas cai em até 60%, em relação ao movimento em dias úteis.

A multa por trafegar sem permissão em faixas exclusiva é de R$ 293,57 e aumenta em sete pontos o prontuário dos condutores.


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