(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas vacinou 87,5% da população de risco contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde apontam que durante campanha, encerrada na semana passada, foram aplicadas 5 milhões de doses, mas meta de 90% não deve ser atingida


postado em 12/06/2017 17:02 / atualizado em 12/06/2017 20:32

Minas Gerais vacinou 87,5% do público-alvo, porém, meta é de 90% (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Minas Gerais vacinou 87,5% do público-alvo, porém, meta é de 90% (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Balanço do Ministério da Saúde (MS), divulgado no fim da tarde desta segunda-feira, aponta que 5 milhões de doses da vacina influenza foram aplicadas em Minas Gerais este ano. Do montante, 4,4 milhões das pessoas imunizadas são consideradas público-alvo, o que representa 87,5% da meta da campanha que terminou na semana passada. E, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), em 2017 a gripe já matou 19 pessoas no estado, de um total de 123 pacientes infectados este ano, com diagnósticos confirmados para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus influenza em Minas.


Nos municípios mineiros, segundo o Ministério da Saúde, a adesão do público-alvo foi de 74,9% entre as crianças (faixa etária de seis meses a menos de 5 anos – 4 anos, 11 meses e 29 dias); 90,1% trabalhadores de saúde; 71,7% das grávidas em qualquer fase gestacional; 96,4% puérperas (até 45 dias pós-parto); 102,3% indígenas; 91,8% dos idosos a partir de 60 anos; e 95,6% entre os professores. De acordo com a SES-MG, nas cidades em que a meta de 90% da cobertura vacinal foi alcançada nos grupos prioritários, a campanha será encerrada.


Para os municípios que ainda não atingiram a meta, a Secretaria de Estado da Saúde orienta que continuem vacinando somente as pessoas definidas como público-alvo da campanha, e realize busca ativa de faltosos para receber a vacina contra a gripe.

Entre as 5,5 milhões de pessoas vacinadas, o Ministério da Saúde considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pacientes com comorbidades, além daqueles que não fazem parte de nenhum grupo prioritário. No estado, foram imunizadas 78,2 mil pessoas que não fazem parte do público prioritário.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou na sexta-feira, dia 9, depois de prorrogada em duas semanas. A vacina contra a gripe estava disponível na rede pública de saúde desde 17 de abril, totalizando oito semanas de campanha. Neste ano, o MS decidiu disponibilizar a vacina para toda a população durante a última semana da campanha para evitar desperdício, já que havia um estoque disponível de 10 milhões de doses em todo o país. Em Minas, porém, a recomendação não foi levada em conta.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)