(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Áreas nobres de BH têm 12 anos de longevidade a mais que periferia

Estudo conjunto de entidades traz panorama da expectativa de vida em diferentes bairros de Belo Horizonte


postado em 02/06/2017 06:00 / atualizado em 02/06/2017 12:47

Metrópole de contrastes, Belo Horizonte tem em Bairros como o Belvedere a maior perspectiva de longevidade(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Metrópole de contrastes, Belo Horizonte tem em Bairros como o Belvedere a maior perspectiva de longevidade (foto: Beto Novaes/EM/DA Press)

Luciano Dias, de 35 anos, conta que há três décadas o avô pescava no córrego paralelo à Rua Coletora, na Vila Pinho, no Barreiro. “A água que um dia foi limpa, cheia de peixes, hoje é um esgoto a céu aberto, criatório de ratos e baratas”, constata. O leito imundo e outros problemas que prejudicam a saúde da vizinhança, como bota-fora irregular, puxam a Vila Pinho para o fim da fila de um ranking sobre a longevidade em Belo Horizonte. Quem nasce lá tem expectativa de vida de 69,85 anos. O topo da lista é ocupado pelos bairros Belvedere e Mangabeiras: 82,04 anos – uma diferença de 12,19 anos. A título de comparação, a média no Brasil é de 73,94 anos.

Os dados constam no Atlas Brasil, um conjunto de indicadores elaborados pela Fundação João Pinheiro (FJP), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Os dados têm como base as planilhas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, e permitiram que as entidades elaborassem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) das regiões da capital. A esperança de vida ao nascer é um dos componentes do IDHM, que também abrange renda e educação.

“O índice não abrange todos os aspectos de desenvolvimento humano e não é uma representação da ‘felicidade’ das pessoas. Nem indica o melhor lugar no mundo para se viver, mas sintetiza três das mais importantes dimensões do desenvolvimento humano. Amplia e fomenta o debate, instrumentalizando a sociedade sobre o estado da qualidade de vida nas unidades federativas, municípios, regiões metropolitanas, estimulando a concertação de atores de forma a protagonizar atividades e políticas inovadoras para a superação dos desafios locais rumo ao desenvolvimento humano”, disse Mônica Galupo, pesquisadora do Centro de Políticas Públicas da FJP.
Em outros, como a Vila Pinho, população vive mais de uma década a menos, em média(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Em outros, como a Vila Pinho, população vive mais de uma década a menos, em média (foto: Beto Novaes/EM/DA Press)

No trabalho, os pesquisadores agruparam bairros e vilas de BH em unidades de desenvolvimento humano (UDH). Em seguida, calcularam a esperança de vida para cada uma delas. A Vila Pinho é um dos aglomerados que fazem parte da UDH Vila Ecológica Águas Claras, que compreende ainda a Vila Formosa e os bairros Castanheira, Santa Cecilia, Vila Formosa, Jardim do Vale, Santa Rita, Vitória da Conquista, Águas Claras e o Distrito Industrial do Jatobá.

Trata-se de uma área típica de ocupação irregular. Por isso, casas como a de Maria de Lourdes Soares, natural de Montes Claros, no Norte de Minas, têm condições precárias. A mineira vive às margens do poluído córrego paralelo à Rua Coletora. Quando chove, a água sobe e invade parte do terreno onde ela planta ora-pro-nóbis, chuchu e cebolinha. Ao lado da pequena horta fica o fogão a lenha em que ela cozinha feijão – “porque é mais demorado e botijão de gás está caro para danar”, como comenta.
(foto: Arte EM)
(foto: Arte EM)

Maria de Lourdes mora com a filha, Poliana, de 33. A renda da família é de um salário mínimo, bancado pelo governo como benefício devido ao tratamento de saúde que Poliana faz na capital. “Deixamos o Norte para que ela pudesse se tratar”, conta a mãe, que ajuda a filha a cuidar do neto, Artur, de 2.

A família é vizinha de Luciano, o rapaz que se lembra da pescaria no leito hoje poluído. Casado com Maria Erlândia Ribeiro, de 29, ele tem quatro filhos. “Eu e ela somos garis, mas perdemos o emprego no ano passado devido à crise. Não somos beneficiários do Bolsa-Família, mas somos brasileiros, ou seja: não perdemos a esperança de dias melhores”, disse o morador da Vila Pinho.

Outro morador da vizinhança, o servente de pedreiro Renato Ribeiro, de 26, também está à caça de uma vaga no mercado de trabalho. Sua meta, contudo, é voltar para o interior. “Sou de Padre Paraíso (no Vale do Jequitinhonha) e decidi colocar minha casa à venda. Está anunciada por R$ 20 mil”, contou ele.

Assim como a região da qual a Vila Pinho faz parte, três UDHs da capital têm a mesma expectativa de vida de 69,85 anos, todas na Região do Barreiro: Bonsucesso/Novo das Indústrias/São João, Itaipu/Vila Piratininga Especial e Vila Átila de Paiva.

No topo da lista dos bairros onde a longevidade é maior, depois do Belvedere e Mangabeiras (82,04 anos) aparecem a UDH Santo Agostinho/Lourdes (81,88 anos), a UDH Savassi/Funcionários (81,82 anos) e a UDH Cidade Jardim/Santa Lúcia/São Bento (81,59 anos) – todas na Região Centro-Sul de BH.
Na Zona Sul, desenvolvimento proporciona qualidade de vida, enquanto na periferia más condições espantam moradores como Renato Ribeiro(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Na Zona Sul, desenvolvimento proporciona qualidade de vida, enquanto na periferia más condições espantam moradores como Renato Ribeiro (foto: Beto Novaes/EM/DA Press)

(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)